
O BAI, Banco Angolano de Investimentos, alcançou um resultado líquido de USD 180 milhões em 2012. ‘Não obstante a melhoria do produto bancário em 10% no ano (passou para USD 581 milhões), o resultado líquido teve um decréscimo de 15% face ao ano anterior, principalmente explicado pelo aumento das provisões para crédito em 34%, dos custos administrativos em 16%, decorrente da expansão da rede e respectivos serviços de apoio e dos encargos com o imposto industrial em 144%, resultante do aumento do lucro tributável’, refere o BAI em comunicado. ‘O aumento das provisões para crédito no exercício decorreu do agravamento do rácio de incumprimento do crédito (crédito vencido sobre crédito total), que passou de 4,9% para 7,2%, em linha com a tendência do mercado’, adianta o comunicado.
Os accionistas do banco, reunidos em Assembleia Geral no passado dia 26 de Março de 2013, em Luanda, deliberaram por unanimidade aprovar relatório e contas 2012 bem como o parecer do Conselho Fiscal. ‘A proposta de aplicação de resultados que visa aumentar os níveis de solidez do banco dentro da sua estratégia de crescimento de médio e longo prazo foi também aprovada pelos accionistas’, refere ainda o documento.
A ‘estrutura do balanço, adianta o BAI, reflecte solidez e capacidade de adaptação enquanto que o rácio de transformação de depósitos em crédito mantêm-se em níveis muito confortáveis. O banco manteve a posição de destaque no mercado bancário angolano, com activos líquidos acima dos USD 10 mil milhões, carteira de crédito líquido de USD 2,6 mil milhões e recursos de clientes de USD 8,5 mil milhões, com o número de clientes a crescer cerca de 17%’.
O rácio de solvabilidade regulamentar fechou num nível de 16,1% o que reflecte uma melhoria de 3 pontos percentuais em relação ao observado no exercício anterior, significativamente acima do mínimo exigido pelo Banco Nacional de Angola (BNA).
O comunicado lembra que o BAI recebeu o Prémio Sirius 2012 na categoria de melhor empresa do sector financeiro bancário, o qual, afirma, representa um ‘reconhecimento do crescimento sustentável, da performance financeira, bem como da cultura e variedade de produtos e serviços oferecidos pelo banco, servindo como catalizador para a melhoria do desempenho e a busca pela excelência’.
O BAI em números
O Banco BAI foi criado a 14 de Novembro de 1996. Detendo 20% da quota do mercado nacional em depósitos e crédito, o BAI foi, em 2012, uma vez mais, distinguido como O Melhor Banco em Angola pelas prestigiadas revistas financeiras World Finance e Euromoney.
Número de Colaboradores: 1.747 (mais 14%)
Número de Clientes: 482.948 (mais 17%)
Canais de distribuição: 11 (mais 6%)
Nº de Colaboradores por balcão: 15,6 (mais 14%)
Cost to Income. mais 5%
Rácio de Transformação: mais 10%
Liquidez Imediata: mais 88%
Liquidez reduzida: mais 4%
Rácio de Solvabilidade: mais 23%
(opias.net)