Terça-feira, Março 21, 2023
11.2 C
Lisboa
More

    Experiência autárquica brasileira analisada em conferência

    D.R
    D.R
    Huambo – A experiência autárquica brasileira será analisada sexta-feira, nesta cidade, durante uma conferência a ser promovida pelo Instituto de Formação da Administração Local (IFAL), que terá como prelectores especialistas brasileiros.

    Para o efeito, é aguardado no mesmo dia o secretário de Estado para os assuntos institucionais, Adão de Almeida, que vai testemunhar esta actividade onde especialistas nacionais e brasileiros farão apresentações sobre os modelos autárquicos nos diferentes contextos, como forma de contribuir para o processo de institucionalização das autarquias em Angola.

    No primeiro tema, “dinâmica descentralizadora”, os participantes vão analisar o município na federação brasileira, o pacto republicano, organização do Estado brasileiro, repartição de competências entre os membros da federação, as diversas vertentes da autonomia municipal, vantagens e desvantagens da descentralização.

    Para o 2º tema, “multiculturalismo e territorialidade”, será analisada a formação territorial do Brasil e a articulação entre diferentes escalas e territórios, diferentes regimes de apropriação e uso do território, reconhecimento das comunidades remanescentes de Quilombo e seu direito à terra, povos indígenas no Brasil, terras indígenas e o estatuto da tutela, territórios e formas diferenciadas de apropriação do espaço nas cidades.

    O 3º tema, “pacote legislativo autárquico”, vai debruçar-se sobre a implementação, o funcionamento e a execução das competências locais, a legislação federal e nacional, os sistemas únicos, o processo legislativo municipal, a legislação complementar e suplementar.
    Já no 4º tema, “o desenvolvimento económico local”, os participantes vão analisar o panorama das políticas de desenvolvimento local no Brasil, o modelo da 3ª Itália (condições e possibilidades de replicação), formas de integração produtiva e cooperação económica no território, instrumentos e políticas de fomento ao desenvolvimento local, desafios para a gestão municipal na promoção do desenvolvimento.

    O 5º tema, “sistema fiscal e de financiamento das autarquias locais”, reserva a discussão da autonomia financeira municipal, fonte de receitas, gestão das receitas municipais, lei de responsabilidade fiscal, limitação de gastos, transparência da gestão fiscal, principais desafios da administração tributária e considerações sobre o sistema tributário municipal.
    O último assunto desta conferência, “recursos humanos e formação”, vai centrar-se na abordagem sobre agentes públicos e caracterização, o recrutamento e selecção dos servidores locais, a obrigatoriedade dos concursos públicos, estratégias de formação, planos de cargos e carreiras públicas e a remuneração dos servidores municipais.

    (portalangop.co.ao)

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Governo russo diz a funcionários para interromperem uso de iPhones, diz jornal

    O Kremlin disse às autoridades envolvidas nos preparativos para a eleição presidencial de 2024 na Rússia para interromperem o...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema