
Os cortes no subsídio de desemprego e de doença foram repostos nesta semana.
A Segurança Social devolveu no início da semana as contribuições de 5% e 6% exigidas aos beneficiários de subsídio de doença e de desemprego desde o início do ano. Na prática, estas pessoas receberam dois pagamentos: um relativo ao valor da prestação mensal e outro relativo aos valores retidos de Janeiro a Abril, cumprindo o acórdão do Tribunal Constitucional (TC).
Porém, problemas informáticos levaram a que também alguns casais desempregados com filhos tenham recebido valores que afinal não tinham sido retidos. A situação foi detectada pelo Diário Económico e o Instituto de Segurança Social (ISS) explicou que se tratou de “um constrangimento informático que afectou parte do universo dos beneficiários do subsídio de desemprego majorado aos quais foram repostos valores que não tinham sido retidos”.
Ainda no fim-de-semana passado, esclareceu o ISS, estes desempregados a quem foram pagos valores em excesso foram contactados, “informando o ocorrido e alertando que os valores pagos indevidamente serão sujeitos a acerto no próximo mês de Maio”. Ler mais
(publico.pt)