
D.R
A alta-comissária da ONU para os Direitos Humanos, Navi Pillay, declarou hoje, quarta-feira, no final de um encontro com o Presidente da República, José Eduardo dos Santos, que em “Angola foram feitos grandes progressos em termos de direitos humanos”.
Em declaração à imprensa no Palácio Presidencial, na Cidade Alta, realçou os grandes progressos em termos de direitos humanos, bem como os de desenvolvimento económico, estes que em seu entender ajudam na promoção dos direitos das pessoas.
Nestes sentido, Navi Pillay manifestou-se satisfeita pelo facto de o Presidente da República ter reafirmado o compromisso do Executivo em continuar a defender os direitos humanos.
A alta-comissária das Nações Unidas disse ter sugerido a criação de uma “autoridade nacional para os direitos humanos” que se encarregaria de registar eventuais reclamações dos cidadãos.
Salientou que, durante o encontro, foram também abordadas questões ligadas, especialmente, aos despejos forçados, a liberdade de expressão e de manifestação.
A funcionária da ONU está no país para uma visita de trabalho de três, tendo mantido encontros com autoridades nacionais e visitado a província da Lunda Norte.
(portalangop.co.ao)