Terça-feira, Março 28, 2023
14.8 C
Lisboa
More

    Nobel da Paz Desmond Tutu hospitalizado com uma “infecção persistente”

    (DR)
    (DR)

    O arcebispo anglicano sul-africano Desmond Tutu, de 81 anos, prémio Nobel da Paz em 1984, foi esta quarta-feira hospitalizado na sequência de uma “infecção persistente”, anunciou a fundação do reconhecido activista dos direitos humanos.

    “O arcebispo emérito Desmond Tutu foi admitido num hospital da Cidade do Cabo para o tratamento de uma infecção persistente e para realizar exames para descobrir a causa”, indicou a fundação, num comunicado, sem especificar a natureza da infecção.

    “O tratamento não cirúrgico deve durar cinco dias”, indicou a fundação, informando que o “arcebispo passou a manhã no seu escritório antes de ser internado no hospital” e que estava “de bom humor”.

    A fundação divulgou igualmente uma fotografia, que segundo a organização foi tirada hoje de manhã, que mostrava Desmond Tutu a sorrir e aparentemente em boa forma.

    Oficialmente retirado das funções eclesiásticas, Tutu é muitas vezes considerado como o guia moral da África do Sul, devido à sua postura crítica e franca face à injustiça, seja no território sul-africano como a nível internacional. Foi uma das figuras centrais do movimento contra o apartheid (regime de segregação racial).

    Nascido a 7 de Outubro de 1931 em Klerksdorp, a cerca de duas horas de Joanesburgo, Desmond Tutu sofreu de poliomielite na infância.

    Marcado por essa experiência, Tutu queria ser médico, mas a sua família não tinha recursos para pagar os estudos.

    Desmond Tutu acabaria por ser professor, carreira que abandonou posteriormente em protesto contra a educação de qualidade inferior reservada à população negra, entrando depois para o seminário, mais “por defeito” do que “por ideais”, segundo uma biografia autorizada.

    Ordenado padre aos 30 anos pela Igreja anglicana, Desmond Tutu estudou e ensinou no Reino Unido e no Lesoto. Em 1975 regressou à África do Sul, estabelecendo-se na cidade de Joanesburgo.

    Nomeado arcebispo em 1986, Desmond Tutu foi o primeiro negro a liderar a Igreja anglicana sul-africana.

    Um cancro da próstata, diagnosticado em 1997, obrigou Tutu a deixar a carreira eclesiástica, continuando, no entanto, a marcar presença em alguns eventos públicos. (noticiasaominuto.com)

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Jack Ma retorna à China enquanto Pequim busca aumentar a confiança no setor de tecnologia

    O fundador do Alibaba, Jack Ma, voltou à China continental numa rara visita pública que ocorre quando Pequim tenta...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema