
Luanda – Um disco intitulado “Canções da Minha Escola”, para atender as necessidades educativas das crianças angolanas no que concerne ao género educação musical, será lançado em Maio próximo, anunciou hoje, em Luanda, o ministro da Educação, Pinda Simão.
Falando em conferência de imprensa, o governante informou que serão editadas cinco mil cópias, na primeira fase, para abranger 15 mil escolas, devendo a segunda abranger todo o país.
Adiantou que está assegurada a distribuição gratuita do material.
“A disciplina de Educação Musical implementada na escola primária precisa ter subcídios, para que a actividade do professor na sala seja coroada de êxitos. Entendemos produzir o disco para incutir às crianças e aos jovens valores patrióticos, deontológicos, culturais e, sobretudo, princípios morais”, expressou.
Pinda Simão disse que através desta iniciativa, incutir o gosto pela música desde criança e o lançamento deste álbum é possível fundamentar o desígnio da reconstrução da paz e possibilitar aos professores da disciplina de Educação Musical a aplicação das habilidades nesta disciplina.
“Com esse trabalho estamos a constituir um cancioneiro que poderá ser utilizado em todas as escolas do país. As canções foram seleccionadas de tal forma que representam um conjunto de práticas e aspirações das populações angolanas, nas diferentes regiões do país”, salientou.
O álbum, que comporta 12 faixas musicais, inspiradas em algumas narrativas tradicionais, é acompanhado de um roteiro que facilitará aos professores o uso do mesmo.
Apesar de ser a primeira experiência, o titular da Educação afirmou ser contínuo o objectivo, visando o enriquecimento do cancioneiro e do acervo musical existente.
Pinda Simão realçou ainda que com a nova ferramenta será melhorada a intervenção dos docentes nas salas de aulas, uma vez que regista-se pouca preparação dos docentes e inexistência de matérias nas instituições de ensino.
“Vamos também melhorar a aprendizagem da música junto das crianças, visto que elas aprendem com facilidade, sobretudo se a música contêm ensinamentos e elementos que orientam boas práticas para a vida”, sublinhou.
Sobre a parceria com o Ministério da Assistência e Reinserção Social, Pinda Simão frisou que a mesma cinge-se no facto deste coordenar o subsistema de ensino educação pré-escolar e a política sobre a criança.
O álbum foi coordenado por Filipe Zau e Filipe Mukenga e contou com as participações de Toty, Totó, Kanda, Jack Nkanga, Emanuel Mendes, Tozinho, Gabriel, Sandra Cordeiro, Selda Portelinha e Djanira Mercedes. (portalangop.co.ao)