Quinta-feira, Março 30, 2023
15.3 C
Lisboa
More

    Deputados do MPLA preparam agenda da plenária da Assembleia Nacional

    A reunião foi orientada pelo presidente da bancada parlamentar do MPLA, Virgílio de Fontes Pereira. Foto: D.R
    A reunião foi orientada pelo presidente da bancada parlamentar do MPLA, Virgílio de Fontes Pereira.
    Foto: D.R

    Os deputados da bancada parlamentar do MPLA analisaram hoje, quarta-feira, em Luanda, a agenda da VI reunião plenária ordinária da I sessão legislativa da III legislatura da Assembleia Nacional, convocada para esta quinta-feira, na qual consta a adesão de Angola a quatro protocolos internacionais, entre outras matérias.

    No final, a porta-voz do encontro, Exalgina Gamboa, disse que os deputados do partido governante consideram que a adesão de Angola aos protocolos inscritos vai cobrir algumas lacunas existentes no ordenamento jurídico do país, destacando a convenção sobre o controlo de movimentos transfronteiriços de resíduos perigosos e sua eliminação.

    Revelou que Angola, até ao presente momento, tinha em relação a certas convenções lacunas no seu ordenamento jurídico no que concerne ao tratamento de algumas matérias, fundamentalmente as que dizem respeito à importação e exportação de lixos perigosos e a sua movimentação ao longo das fronteiras.

    Neste sentido, a deputada disser tratar-se de um instrumento internacional bastante importante para Angola, pois a sua adesão vai não só preencher o ordenamento jurídico, mas algumas lacunas que o país tinha quanto a penalização de actos ilícitos universalmente condenáveis.

    Acrescentou que o protocolo é muito importante na medida em que valoriza os recursos genéticos e biológicos do país “e vamos poder contar com a participação de meios financeiros para todos aqueles produtos que forem originários dos nossos recursos biológicos”.

    Segundo a deputada, também valoriza a participação das comunidades tradicionais, bem como recomenda aos estados a criação de centros e melhorar a sua utilização, divulgação, entre outras medidas. “São instrumentos jurídicos internacionais muito importantes para o nosso país”, arrematou.

    A reunião foi orientada pelo presidente da bancada parlamentar do MPLA, Virgílio de Fontes Pereira.

    (portalangop.co.ao)

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Especialistas em Inteligência Artificial (IA) pedem pausa no desenvolvimento da tecnologia

    Vários executivos de tecnologia e importantes pesquisadores de inteligência artificial, incluindo o CEO da Tesla Inc. Elon Musk e...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema