Foto: Voa
A Companhia de Bioenergia de Angola Limitada (Biocom) poderá produzir açúcar, etanol e energia eléctrica a partir de 2017, com a participação directa e indirecta de quadros nacionais e expatriados.
Quarenta jovens encerraram esta quarta-feira no centro de formação profissional de Cacuso o primeiro curso de manutenção de mecânica e electricistas de automóveis depois de 90 dias de intensa carga horária.
O director-geral da Biocom, Nilton Príncipe Sampaio ao considerar a dimensão do projecto para a economia angolana para a redução da importação do açúcar e geração de electricidade, defendeu o enquadramento de especialistas qualificados.
“Este ramo aqui, vamos dizer novo você tem que formar as pessoas porque é muito difícil conseguir pessoas que já tenham alguma pratica nesse sector”, disse, confirmando que “a vida de Biocom é totalmente fundamental essa formação”.
As áreas industriais e administrativas necessitam de cerca de 230 pessoas para trabalharem 24 horas em três turnos, enquanto que a componente agrícola mais de mil indivíduos.
Dos formandos 24 foram seleccionados no Instituto Médio Agrário de Malanje e 16 na escola Eiffel local, cujos resultados de 90 dias de formação garantem um futuro promissor.
Esperança João da Silva agora é uma jovem entendida em mecânica.
“Podemos montar uma caixa de um carro e temos alguma experiencia também na eléctrica, podemos conduzir um tractor por onde ir”, referiu, sem esquecer a “segurança que devemos ter no serviço, como usar os equipamentos, a postura do serviço e organização do serviço”.
Três professores brasileiros da firma Mourinho – Consultores Associados ministraram as diferentes matérias do curso, que na opinião de Marli Ferrante Montor foi uma experiencia para repetir.
“As aulas deram a base de convivência ao ingresso no seu primeiro trabalho e achamos que valeu apenas ter inserido estes módulos na formação, porque elas puderam contribuir para que dada aluno pudesse agora entender o que é fazer o seu melhor”, para entrar no mercado de trabalho.
Relacionamento pessoal, trabalho em equipa, matemática aplicada, mecânica, electricidade, leitura e interpretação de texto, comunicação, noções de agro – empreendedorismo e meio ambiente foram algumas das disciplinas do curso.
Grande parte do equipamento da fábrica é de origem brasileira, apesar existirem outros produzidos em Portugal.
A fábrica de açúcar e álcool Biocom está localizada no Pólo de Desenvolvimento Agro-industrial de Capanda, município de Cacuso, numa de 32 mil hectares para a produção de cana-de-açúcar.
(voaportugues.com)