
No seu espaço habitual de comentário na Sic Notícias, António Bagão Félix falou o plano apresentado esta semana pelo ministro da Economia, Álvaro Santos Pereira, que o considerou “bem-intencionado”, mas “vago”.
Sobre o documento apresentado por Santos Pereira, ‘Estratégia para o Crescimento, Emprego e Fomento Industrial 2013-2020’, Bagão Félix defende que é um plano “com objectivos claros” mas que, sendo focado na economia, é “vago e menos mensurável”.
O antigo ministro da Segurança Social e do Trabalho diz que o conteúdo das 80 páginas apresentado poderia ter sido aplicado “há um ano”, principalmente no que diz respeito “à questão do financiamento e consolidação das empresas”.
O gestor diz ainda que “planos deste tipo têm havido imensos” e que a “questão é a eficácia com que podem vir a concretizar-se”. Bagão Félix, embora admita que as pretensões do Governo são boas, diz que “o plano é deficitário na sua concepção” por dar mais destaque à oferta do que à procura.
Bagão Félix diz também que “fundamental na economia é a estabilidade e o pior que pode acontecer é que haja instabilidade” e posto isto defende que quando se está “a prosseguir um objectivo de reduzir o défice, por cada um milhão de euros, a título de exemplo, de redução da despesa, ela deve contribuir em grande parte para a redução do défice orçamental mas também para a redução dos impostos, porque esta é que é o factor fundamental para o crescimento e para a criação de emprego”.(noticiasaominuto.com)