Terça-feira, Março 28, 2023
13.1 C
Lisboa
More

    Trabalhadores pedem reapreciação salarial na função pública

    D.R
    D.R
    Trabalhadores de diversos sectores da função pública solicitaram hoje, em Luanda, que as autoridades nacionais façam com urgência uma reapreciação e reajuste dos salários da função pública, a fim de melhorar-se a prestação de serviços nas empresas.

    Tal apreciação foi manifestada durante uma ronda efectuada pela Angop, no âmbito do Dia Internacional do Trabalhador (1 de Maio).

    Segundo Katilene Monteiro, secretária, a melhoria salarial viria aperfeiçoar o nível de prestação de serviço nas instituições.

    Para si, determinados trabalhadores que auferem um salário baixo laboram sem motivação, facto que vem sendo agravado com a alteração “desonesta” do preço dos táxis.

    Do seu ponto de vista, apesar das diferenças salariais nas várias empresas, a Lei Geral do Trabalho é justa quanto ao tempo de carga horária, que está fixado em oito horas por dia.

    Por sua vez, a professora Epifania Costa referiu que com um salário ajustado os rendimentos das empresas seriam maiores.

    “O ajuste salarial viria desencorajar as pessoas a buscarem dois empregos”, comentou.

    Desta feita, apelou aos sindicatos existentes nas empresas a actuarem com maior rigor, em prol do cumprimento dos direitos e deveres dos trabalhadores.

    Por outro lado, Zaida Manuela, também professora, lamentou o facto de muitos trabalhadores deixarem de honrar os seus compromissos de trabalho com as entidades empregadoras, o que para si reflecte-se numa autêntica falta de ética profissional.

    “Temos uma meta de trabalho e quando ela não é cumprida o país não desenvolve”, lamentou.

    A realizadora de televisão Débora Vitoria disse que muitos são os trabalhadores que, pela falta de responsabilidade diante das obrigações laborais, prejudicam o bom rendimento das empresas.

    A Angop apurou de fontes seguras que o Executivo e os parceiros sociais têm estado a negociar o valor do salário mínimo nacional, mas, até ao momento, ainda não houve qualquer acordo.

    O Dia Internacional dos Trabalhadores é celebrado anualmente a 1 de Maio. Em numerosos países do mundo, como Angola, é feriado.

    Em 1886, realizou-se uma manifestação de trabalhadores nas ruas de Chicago, nos Estados Unidos.

    Essa manifestação tinha como finalidade reivindicar a redução da jornada de trabalho para 8 horas diárias e teve a participação de milhares de pessoas.

    (portalangop.co.ao)

    1 COMENTÁRIO

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Jack Ma retorna à China enquanto Pequim busca aumentar a confiança no setor de tecnologia

    O fundador do Alibaba, Jack Ma, voltou à China continental numa rara visita pública que ocorre quando Pequim tenta...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema