Tal apreciação foi manifestada durante uma ronda efectuada pela Angop, no âmbito do Dia Internacional do Trabalhador (1 de Maio).
Segundo Katilene Monteiro, secretária, a melhoria salarial viria aperfeiçoar o nível de prestação de serviço nas instituições.
Para si, determinados trabalhadores que auferem um salário baixo laboram sem motivação, facto que vem sendo agravado com a alteração “desonesta” do preço dos táxis.
Do seu ponto de vista, apesar das diferenças salariais nas várias empresas, a Lei Geral do Trabalho é justa quanto ao tempo de carga horária, que está fixado em oito horas por dia.
Por sua vez, a professora Epifania Costa referiu que com um salário ajustado os rendimentos das empresas seriam maiores.
“O ajuste salarial viria desencorajar as pessoas a buscarem dois empregos”, comentou.
Desta feita, apelou aos sindicatos existentes nas empresas a actuarem com maior rigor, em prol do cumprimento dos direitos e deveres dos trabalhadores.
Por outro lado, Zaida Manuela, também professora, lamentou o facto de muitos trabalhadores deixarem de honrar os seus compromissos de trabalho com as entidades empregadoras, o que para si reflecte-se numa autêntica falta de ética profissional.
“Temos uma meta de trabalho e quando ela não é cumprida o país não desenvolve”, lamentou.
A realizadora de televisão Débora Vitoria disse que muitos são os trabalhadores que, pela falta de responsabilidade diante das obrigações laborais, prejudicam o bom rendimento das empresas.
A Angop apurou de fontes seguras que o Executivo e os parceiros sociais têm estado a negociar o valor do salário mínimo nacional, mas, até ao momento, ainda não houve qualquer acordo.
O Dia Internacional dos Trabalhadores é celebrado anualmente a 1 de Maio. Em numerosos países do mundo, como Angola, é feriado.
Em 1886, realizou-se uma manifestação de trabalhadores nas ruas de Chicago, nos Estados Unidos.
Essa manifestação tinha como finalidade reivindicar a redução da jornada de trabalho para 8 horas diárias e teve a participação de milhares de pessoas.
(portalangop.co.ao)
Temos que primar pela transparência na governação…! O pais pode…! porque afunilar tudo? para os interesses da minoria