
A empresa de segurança móvel Looktout descobriu um conjunto de 32 aplicações infectadas com vírus à venda no Google Play. Esta ‘família de malware’, chamada BadNews, foi descarregada entre 2 milhões a 9 milhões de vezes.
A BadNews é composta por 32 aplicações infectadas com vírus, de quatro servidores diferentes, que afectam internamente os dispositivos móveis que estejam equipados com o sistema operativo Android.
De acordo com a LookOut, empresa de segurança móvel, esta família de malwares (softwares maliciosos) foi descarregada mais de 2 milhões de vezes, principalmente no que a jogos diz respeito, e a maioria das aplicações infectadas remetiam para serviços russos.
Assim que uma destas aplicações é descarregada para um dispositivo, são enviadas notificações falsas, como actualizações de outras aplicações, que não passam de malwares. Estes vírus conseguem ainda capturar informações importantes que se encontram nos equipamentos.
Embora maliciosas, as aplicações passaram pela barreira de segurança da Google, que já se prontificou a retirá-las da sua loja online.
Na imagem podem ver-se os ícones de algumas das aplicações infectadas. (noticiasaominuto.com)