Segunda-feira, Março 27, 2023
21.4 C
Lisboa
More

    Crédito mal parado preocupa bancários

    Fernando Teles Foto: D.R
    Fernando Teles
    Foto: D.R
    O crédito mal parado na banca nacional tem estado a crescer, facto que constitui preocupação dos bancos comerciais e do Banco Central, afirmou o presidente do conselho de administração do Banco BIC, Fernando Teles.

    A nível do Banco BIC, segundo Fernando Teles, que falava hoje à Angop, o crédito mal parado não está a crescer muito e não chega a dois por cento, mas o banco está a criar provisões para cobranças duvidosas.

    Quanto aos clientes que insistem em não honrar o compromisso assumido com o BIC, o presidente disse haver alguns processos em tribunal e outros estão em apreciação na área do contencioso do banco.

    Por outro lado, disse que nalguns casos, há reestruturação destes créditos e quem não consegue pagar em um, paga em dois anos, quem não consegue pagar em dois, paga em três, de modo a procurar adequar aquilo que são os proveitos das empresas ao crédito concedido pelo banco.

    “Não vou esconder que, às vezes, nem sempre as empresas pagam atempadamente, aos bancos, temos que estar sempre a acompanhar estes créditos, no dia-a-dia. Fazemos um acompanhamento muito directo ao crédito que concedemos”- disse.

    De acordo com o gestor, o surgimento da Central de Risco – estrutura que funciona no Banco Nacional de Angola (BNA), está a permitir seleccionar melhor os clientes e saber de antemão se um determinado cliente é devedor numa outra instituição bancária.

    “Hoje a central de risco já nos permite saber se um cliente é devedor noutro banco e qual o valor de crédito recebido e mal parado num banco. Deste modo, se o cliente tentar solicitar um crédito noutro banco, este não tem como beneficiar de um segundo crédito”- aclarou.

    (portalangop.co.ao)

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Primeiro-ministro israelita demite ministro que pediu pausa em polêmica reforma judicial

    O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, destituiu, neste domingo (26), seu ministro da Defesa depois que este rompeu fileiras com...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema