Sábado, Março 25, 2023
18.1 C
Lisboa
More

    CASA-CE critica situação em Cabinda

    José Mateus Zecamuxima, Protectorado das Lundas Foto: Voa
    José Mateus Zecamuxima, Protectorado das Lundas
    Foto: Voa

    Partido da oposição critica julgamento de activistas políticos e autoridades tradicionais sob alegação de atentarem contra a segurança do Estado na provincia independentista de Angola

    A situação política e militar de Cabinda continua preocupante não obstante o controlo militar das forças governamentais sobre a extensão do território, informou o Secretariado Provincial da Casa – CE.

    Para representação provincial do partido da oposição, o enclave continua a viver o espectro de guerra, insegurança e de crescente clima de intolerância política.

    No seu memorando tornado publico a Casa- CE, deplora a existência de presos políticos, e autoridades tradicionais, condenados pelos tribunais por crimes contra a segurança do estado.

    A CASA-CE denuncia o clima de intimidações e diz no seu documento que o seu vice-presidente para a bancada parlamentar, Lindo Bernardo Tito foi impedido de visitar os reclusos na unidade penitenciária do Yabi.

    Denunciam igualmente a existência de políticas de exclusão no acesso aos cargos públicos, politização das autoridades tradicionais para actividades partidárias e deplorou a tentativa de assassinato contra o secretário provincial da UNITA ocorrido recentemente na cidade de cabinda.

    A Convergência ampla para a Salvação de Angola coligação Eleitoral, regista com preocupação a actual situação económica e social da província, onde segundo aquela formação política, os níveis de pobreza são bastante elevados.

    Em todos os municípios, não há água, luz eléctrica e saneamento básico. O regime especial aduaneiro aprovado para cabinda não trouxe efeitos positivos a julgar pelos custos elevados dos produtos de consumo.

    A falta do Porto de águas profundas segundo a CASA-CE faz com que Cabinda dependa economicamente dos vizinhos Congos.

    A CASA-CE propõe uma visão política que possa atender aos anseios da população de Cabinda e convida o partido no poder a abster-se da monopolização do debate sobre a questão de Cabinda e reitera os apelos para a pacificação da região.

    (voaportugues.com)

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    EUA atacam instalações apoiadas pelo Irã na Síria após drone matar norte-americano

    Militares dos Estados Unidos realizaram vários ataques aéreos na Síria na noite de quinta-feira contra grupos alinhados ao Irã,...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema