
Foto: Angop
O ministro angolano das Relações Exteriores, Georges Chikoti, advogou hoje, segunda-feira, uma maior aproximação do plano politico e estratégico com os Estados Unidos da América.
O governante fez esta afirmação em declarações à comunicação social, quando questionado dos objectivos que irá abordar durante a sua visita aos Estados Unidos de América, a decorrer de 5 a 8 de Maio do corrente ano.
De acordo com Georges Chikoti, existe um acordo sobre as questões do comércio entre os dois países o qual Angola pretende que a maior potência económica seja um parceiro importante.
“Gostaríamos que as relações comerciais entre Angola e os Estados Unidos se fortalecessem cada vez mais, visto que o Executivo angolano pretende aprofundar a cooperação em vários domínios“, sublinhou.
Georges Chikoti disse que Angola sente que o governo americano quer aprofundar a sua cooperação nos termos dos acordos assinados, assim como serão abordadas questões relacionadas com a paz em África.
“O papel de Angola na resolução da questão da RDC será outro dos temas a analisar e a questão da paz consta da agenda das ideias que eventualmente poderemos trocar. Eventualmente que sobre a questão da paz na RDC há um acordo que já foi assinado, cujos mecanismos gostaríamos de ver implementados mais rapidamente”, referiu.
Na sua opinião, é importante que em função de todas estas questões se tenha uma cooperação que esteja mais próxima nessas áreas , sem descurar outras de grande relevância como a contribuição dos Estados Unidos no combate à malária e na exploração do petróleo em Angola, cuja parceria já dura mais de 50 anos.
(portalangop.co.ao)