Segunda-feira, Março 27, 2023
21.4 C
Lisboa
More

    Pyongyang aceita dialogar com EUA mas não sobre o programa nuclear

    D.R
    D.R
    A Coreia do Norte manifestou hoje abertura para negociar com os Estados Unidos uma possível redução do seu armamento, mas excluiu a possibilidade de haver diálogo sobre o seu programa nuclear, segundo a imprensa norte-coreana.

    “Poderá haver conversações com os Estados Unidos com o objetivo de uma redução de armamento, mas nunca haverá negociações sobre a desnuclearização”, refere um editorial do principal diário da Coreia do Norte, o Rodong Sinmum.

    O diário sublinha que a posição de Pyongyang é “clara”: “Não sonheis com a desnuclearização da península da Coreia, enquanto ela não for realizada no resto do mundo”.

    O jornal acusou os Estados Unidos de proporem o diálogo com a única intenção de desarmar a Coreia do Norte e apontou que a exigência da desnuclearização como condição prévia para as negociações tem como objetivo principal o abandono pelo país das armas nucleares e do seu poder militar.

    Depois de semanas de ameaças contra Seul e Washington, o regime de Pyongyang tem referido nos últimos dias, em várias ocasiões, a possibilidade de um diálogo futuro, o que aliviou a tensão na região.

    Esta semana, o regime norte-coreano apresentou como condições para o início das negociações a suspensão das manobras militares conjuntas dos Estados Unidos e da Coreia do Sul na península coreana e o levantamento das sanções impostas pela ONU em fevereiro, depois do terceiro teste nuclear de Pyongyang.

    A China, o maior aliado da Coreia do Norte, sublinhou recentemente que o diálogo é a “única e a melhor forma” para se resolver o conflito na península coreana e exortou todas as partes a envidarem esforços nesse sentido.

    (lusa.pt)

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Primeiro-ministro israelita demite ministro que pediu pausa em polêmica reforma judicial

    O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, destituiu, neste domingo (26), seu ministro da Defesa depois que este rompeu fileiras com...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema