Muitos votos em branco na votação deste sábado de manhã
Foto: ALESSANDRO BIANCHI/REUTERS
“O que me move neste momento é o sentimento de não poder escapar à assumpção das minhas responsabilidades para com a nação”, declarou Napolitano, num comunicado emitido pelo Quirinale.
“Confio que corresponda uma análoga assumpção colectiva de responsabilidade”, acrescentou o Presidente, que poderá ver o seu nome ratificado já na próxima votação marcada para as 15h (hora local).
Na quinta votação, esta manhã, Napolitano obteve apenas 20 votos. O Presidente, de 87 anos de idade, recebeu Pier-Luigi Bersani, o presidente do Partido Democrático e líder da coligação de centro-esquerda que venceu as legislativas de Fevereiro, e também o ex primeiro-ministro, Silvio Berlusconi, do segundo maior partido Povo da Liberdade, que procuraram convencê-lo a manter-se como chefe de Estado para desbloquear o impasse no parlamento.
A situação de caos ficou patente na altura da votação de hoje: com os 445 representantes do PD, em guerra aberta contra Bersani, a votarem em branco. Do total de 1007 eleitores, só estiveram presentes. Ler mais
(publico.pt)