
Foto DR
O crédito do Banco BIC à economia angolana passou de 400 biliões de kwanzas em 2011, para 520 biliões de kwanzas (5,2 biliões de dólares), em 2012, resultado que deixa, em certa medida, satisfeito o presidente do conselho de administração da instituição financeira bancária, Fernando Teles.
Em entrevista à Angop, o gestor explicou que o crédito a empresas cresceu menos do que os empréstimos ao Estado.
Enfatizou que o BIC continua a financiar projectos nos sectores da agricultura, pecuária, indústria, imobiliárias, educação e também aos particulares, de modo a apoiar o processo de dinamização da economia angolana.
Quanto à carteira de depósito, afirmou, também houve uma evolução substancial, passando de AKZ 460 biliões em 2011, para 570 biliões de kwanzas em 2012.
Fernando Teles espera continuar a crescer este ano, porque o banco está a abrir muitas agências. A título de exemplo disse que o banco abriu, no primeiro trimestre deste ano, 11 balcões em várias províncias e 25 outras agências estão em construção em todo o país.
No país, o Banco BIC está em actividade desde Maio de 2005 e conta actualmente com mil e 760 colaboradores em todo o país. (portalangop.co.ao)