Segunda-feira, Março 27, 2023
21.4 C
Lisboa
More

    Viúva de Agostinho Neto condenada por difamação

    Maria Eugénia Neto Foto: D.R
    Maria Eugénia Neto
    Foto: D.R

    O Tribunal Criminal de Lisboa condenou esta sexta-feira a viúva do antigo presidente angolano Agostinho Neto, Maria Eugénia Neto, ao pagamento de 150 dias de multa e a uma indemnização de dois mil euros pelo crime de difamação agravada.

    A multa terá o valor de sete euros/dia, num total de 1.050 euros.

    Maria Eugénia Neto terá ainda de pagar dois mil euros de indemnização à queixosa Dalila Mateus, coautora do livro «Purga em Angola».

    Na origem do diferendo está uma entrevista que a viúva de Agostinho Neto deu ao jornal Expresso em 2008, depois da publicação da obra, de que é também autor Álvaro Mateus.

    Na entrevista, Maria Eugénia Neto referiu-se à autora do livro como «desonesta e mentirosa», afirmações que suscitaram a queixa.

    O livro refere-se a acontecimentos ocorridos no dia 27 de maio de 1977 e nos anos que se seguiram ao movimento liderado por Nito Alves, opositor de Agostinho Neto, contra o rumo que o MPLA (Movimento Popular de Libertação de Angola) então seguia.

    Segundo Dalila Mateus, que cita vários testemunhos, tudo leva a crer que 30 mil pessoas «foram sumariamente fuziladas» em Angola na sequência dos acontecimentos de 27 de maio de 1977 e da contestação ao poder na altura em que era Neto era presidente.

    A defesa de Maria Eugénia Neto anunciou que vai recorrer da sentença.

    Ao ler a sentença a juíza referiu que não esteve em apreciação qualquer facto histórico.

    «Isto é um processo unicamente judicial. Os tribunais não fazem qualquer reconstrução histórica, não podem», disse aos jornalistas o advogado de Dalila Mateus, Sérgio Braz, insistindo que este «não é um processo político», de acordo com declarações recolhidas pela Lusa.

    (lusa.pt)

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Primeiro-ministro israelita demite ministro que pediu pausa em polêmica reforma judicial

    O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, destituiu, neste domingo (26), seu ministro da Defesa depois que este rompeu fileiras com...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema