Foto: D.R
“Angola continua a exercer um papel de liderança e tem contribuído, imensamente, aos esforços que visam promover a paz, a segurança regional e pôr fim aos conflitos armados vigentes em países do nosso continente” – afirmou o rei, quando discursava na cerimónia de recepção das Cartas Credenciais de Josefina Pitra Diakite como embaixadora extraordinária e plenipotenciária de Angola no Reino do Lesoto.
Por seu turno, a embaixadora forneceu detalhes ao rei sobre os esforços do Executivo Angolano para consolidar a paz conquistada a 04 de Abril de 2002, o processo de reconstrução das infra-estruturas destruídas durante a guerra e a implementação de projectos socio-económicos para acabar com a fome no país, reduzir a pobreza e oferecer habitação condigna as populações.
O acto da apresentação das Cartas Credenciais foi antecedido da entrega das Cartas Figuradas ao ministro das comunicações, ciência e tecnologia, Tseliso Mokhosi, em representação do titular da pasta dos Negócios Estrangeiros e Cooperação Internacional, ausente do país, e de um encontro com o secretário principal do ministério dos negócios estrangeiros, T. P. Lekhela.
Após a cerimónia de acreditação, a Embaixadora Josefina Pitra Diakite foi recebida, em audiências separadas, pelo Rei Letsie III e pelo primeiro-ministro, Motsoahae Thomas Thabane, tendo abordado assuntos relacionados com a cooperação entre Angola e o Reino do Lesoto.
A Embaixadora Josefina Pitra Diakite tem residência permanente em Pretória, República da África do Sul, onde foi acreditada em Fevereiro de 2012.
Em Março deste ano, foi acreditada pelas Ilhas Maurícias como embaixadora não residente, aguardando a sua acreditação como chefe da missão diplomática de Angola, não residente na República de Madagáscar.
O Reino do Lesotho está encravado no interior da África do Sul, com uma área de 30,355 quilómetros quadrados. Tornou-se independente da Inglaterra em 4 de Outubro de 1966. Economicamente, vive da agricultura e da criação de ovelhas. Com cerca de dois milhões de habitantes, a sua capital é Maseru e tem o Inglês como língua oficial e a sua moeda é o Loti (L).
(portalangop.co.ao)