Sexta-feira, Março 31, 2023
18.7 C
Lisboa
More

    Unidades hospitalares aptas para atenderem casos de dengue

    Ministro da Saúde José Van-Dúnem (RNA)
    Ministro da Saúde José Van-Dúnem (RNA)

    Luanda – O ministro da Saúde José Van-Dúnem garantiu hoje, em Luanda, haver condições técnicas para atendimento das pessoas contaminadas pelo mosquito da dengue, nas principais unidades hospitalares da cidade capital do país, Luanda.

    O ministro fez esta afirmação durante uma conferência de imprensa realizada pelo Ministério da Saúde, para esclarecer os jornalistas sobre as actuais condições da epidemiologia em Angola.
    José Van-Dúnem informou que técnicos dos principias hospitais de Luanda, nomeadamente Josina Machel, Américo Boavida, Hospital do Prenda, Pediatria David Bernardino e da Maternidade Lucrécia Paim estão munidos de melhores informações no que toca a análise e ao combate da doença.
    O responsável fez saber que além dos principais hospitais foram ainda capacitados alguns técnicos de centros da periferia, entre os quais os centros da Samba, Cacuaco, dos Cajueiros (Cazenga) e de Viana, para poderem acolher os pacientes que nestas unidades venha a recorrem com sintomas da dengue.
    O ministro pediu a colaboração de toda sociedade, no sentido de passar-se mensagens à população sobre as melhores maneiras de combater o mosquito da dengue, realçando a necessidade de cobrir sempre os reservatórios de águas limpas, porque o mesmo usa este tipo de líquido para sua reprodução.
    Apelou aos cidadãos a recorrem às unidades sanitárias, havendo alguns sintomas ligados à dor de cabeça, dores nas articulações febres e por vezes hemorragias, sendo confundido com uma crise palúdica.
    Alertou que a auto medicação pode tornar a doença muito mais perigosa.
    José Van-Dúnem apontou a cobertura de vasilhames de águas potáveis, utilização de café em pó em algumas zonas da casa, como jardins, quintais, terraços e em alguns compartimentos da casa para afugentar os mosquito da dengue, bem como o tratamento imediato como as principais medidas para a redução da doença.
    Deu a conhecer que o país regista até hoje 50 casos de dengue, todos eles na cidade de Luanda, sendo que os pacientes estão a receber os devidos tratamentos e não há vítimas mortais.
    A dengue é uma doença infecciosa febril aguda causada por um vírus da família Flaviridae e é transmitida através do mosquito Aedes aegypti, também infectado pelo vírus. (portalangop.co.ao)

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Governo dos Estados Unidos pretende perguntar aos americanos negros se eles são descendentes de escravos

    O governo dos EUA pretende perguntar aos americanos negros em formulários federais, incluindo o censo, se os seus ancestrais...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema