
Foto: AFP
O antigo Presidente paquistanês Pervez Musharraf fugiu nesta quinta-feira de um tribunal de Islamabad que acabava de decretar a sua prisão. A cena caricata, impensável há uns anos, ilustra a perda de influência do general, que regressou ao país para relançar a sua carreira política mas que se vê agora a braços com processos judiciais.
Musharraf apresentou-se pela manhã no tribunal superior de Islamabad, onde está acusado de ter violado a Constituição quando, em 2007, ordenou a detenção de vários magistrados após decretar o estado de emergência no país. Mas a audiência, que se previa uma mera formalidade, transformou-se numa novela judicial quando o juiz recusou prolongar a liberdade condicional de Musharraf. “Para nossa grande surpresa, ordenou a sua prisão”, contou à AFP um porta-voz do seu partido.
Mas o general não se deixou impressionar pela ordem do juiz e, rodeado por mais de uma dezena de seguranças, saiu do tribunal sem que ninguém lhe barrasse o caminho. Sempre sob protecção dos guarda-costas, entrou num jipe blindado e partiu em direcção a casa, uma moradia luxuosa e bem guardada numa zona de acesso reservado nos arredores da capital. Alguns advogados e magistrados que estavam no local ainda protestaram, mas a polícia não fez qualquer tentativa para prender o general. Ler mais
(publico.pt)