Domingo, Março 26, 2023
14.4 C
Lisboa
More

    Merkel considera salário mínimo responsável por desemprego

    Fotografia © Reuters
    Fotografia © Reuters
    A chanceler alemã, Angela Merkel, defensora de um salário mínimo negociado sectorialmente na Alemanha, disse na quinta-feira que esta remuneração garantida é a causa do desemprego em alguns países da Europa.

    Em entrevista à edição de hoje do diário alemão Bild Zeitung, Angela Merkel, que se apresenta como a defensora do emprego na Alemanha, vê no salário mínimo generalizado, que não existe no país, a razão que explica que “numerosos países da Europa tenham uma taxa de desemprego bem mais elevada [do que a alemã], uma vez que os salários e o rendimento não estão relacionados”.
    Com um desemprego de 6,9% em março, a Alemanha conhece uma taxa próxima do seu nível mais baixo registado desde a reunificação em 1990.
    Merkel tem-se oposto a “um salário mínimo generalizado imposto pelos políticos”, aludindo a um projeto de lei neste sentido aprovado pela oposição de esquerda, que controla a câmara alta do parlamento (Bundesrat), segundo o jornal.
    A Alemanha não tem salário mínimo aplicável a todos os assalariados, mas os parceiros sociais têm a possibilidade de o estabelecer, região a região e setor a setor, como já se verifica na construção e obras públicas, por exemplo.
    Para reduzir os abusos em algumas profissões, os conservadores (CDU e a CSU bávara) de Merkel querem introduzir um salário mínimo obrigatório nos setores que ainda não o têm.
    No início de março, o Bundesrat, que representa os 16 estados regionais, pronunciou-se a favor de um salário mínimo horário de 8,50 euros, aplicável em todo o país, o que não existe na Alemanha.
    O Bundestag, câmara baixa do parlamento, onde a maioria pertence aos partidos da coligação governamental conservadora, ainda tem de analisar este projeto de lei que deve ser rejeitado.

    (lusa.pt)

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    SPCB reafirma que não há corpos entre os escombros do prédio 41

    O Serviço Nacional de Protecção Civil e Bombeiros (SPCB) reafirmou, esta noite, que não foram encontradas, até às 20h00,...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema