A prova, a realizar-se numa das Unidades hoteleiras da capital do país, contará com a presença de representantes do Egipto, Botwana, Portugal, Zâmbia, Zimbabwe, Rússia, Bielorrússia, Polónia, Canadá, Bélgica, Cuba, África do Sul, França e o país anfitrião.
Os vencedores da edição passada, em ambos os escalões (masculino e feminino), nomeadamente Victor Bologan, da Ucránia, e Catarina Leite (Portugal), segundo a organização do evento não participam nesta prova, por razões profissionais.
Para o escalão masculino, a organização vai premiar até o 10º classificado, enquanto na categoria feminino o premio será extensivo ao oitavo.
No escalão masculino, o primeiro classificado vai receber cinco mil dólares (5.000.00.USD), enquanto no feminino a vencedora recebe três mil dólares (3.000.00 USD).
A “Taça Cuca” em xadrez, organizada pela Federação Angolana da modalidade, tem por objectivo dar cumprimento das provas anuais da Fax, comemorar mais um aniversário da empresa cervejeira Cuca e criar rotatividade aos xadrezistas angolanos, para uma melhor participação nas provas oficiais.
A prova vai disputar-se no sistema suíço (nove jornadas).
(portalangop.co.ao)