Em declarações à imprensa, no final de uma visita de oito horas à região, disse que as obras em curso vão conferir maior dignidade e devolver a boa imagem à província do Bengo.
No projecto habitacional do Ludy II estão concluídas 204 residências do tipo T3 geminadas, das 480 previstas, enquadrado no Programa de Desenvolvimento Rural e Combate à Pobreza, que será entregue ainda este ano às comunidades da localidade.
Explicou que o projecto habitacional do Ludy II, enquadrado no programa do Ministério da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas, comporta campos gimnodesportivos, centro de saúde, duas escolas com oito salas de aula cada, jango comunitário e espaço de reflexão para a juventude.
Filomena Delgado adiantou que projectos do género podem contribuir no melhoramento da vida das populações, bem como ajudar o meio rural a desenvolver actividades que visam combater a pobreza e jogar um impacto junto das comunidades.
Sublinhou que a organização não-governamental Ajuda de Desenvolvimento Povo para Povo (ADPP) está encarregue de educar a comunidade sobre a protecção do meio ambiente, saneamento básico, hábitos e costumes de cidadania, assim como desenvolver acções de impacto social, para que as famílias quando receberem as residências saibam cuidar delas.
Exortou aos administradores municipais no sentido de elaborarem programas de reabilitação da via de acesso ao projecto Ludy I e II, no sentido de permitir que haja maior fluidez de viaturas, pessoas e bens diversos.
A ministra da Família e Promoção da Mulher durante a sua estada manteve um encontro de cortesia com o governador João Bernardo de Miranda e com a sua comitiva. Visitou as residências para os funcionários da Justiça e as instalações da Direcção Provincial da Família e Promoção da Mulher.
A população da comunidade do Ludy II, estimada em 4.805 habitantes, dedica-se na sua maioria à prática de garimpo de pedras e à agricultura.
(portalangop.co.ao)