Foto: Angop
O diplomata fez esta afirmação à imprensa, no final da audiência concedida pelo presidente da Assembleia Nacional (AN), Fernando da Piedade Dias dos Santos.
Relativamente ao processo de consolidação da democracia no país, afirmou que pese embora o pleito eleitoral de 2012 não tenha sido o mais perfeito, mas melhor que o de 2008, prognosticou que o próximo será melhor, devido a experiência que tem vindo a colher.
Quanto a está matéria, informou que a UE já partilhou com o Executivo e o Poder Legislativo as recomendações para, em sua opinião, melhorar o sistema eleitoral. Para si, a credibilidade do sistema eleitoral é essencial para estabilidade política do país.
No prosseguimento, informou que durante as conversações reiterou o facto da melhoria do sistema eleitoral e afloraram a relação entre Angola e a UE, que a seu ver tem ficado cada vez mais estreita, sobretudo com a visita do presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, em 2012.
Na ocasião, disse ter sugerido ao presidente da Assembleia Nacional, que fizesse uma visita ao Parlamento Europeu, que é a instituição parlamentar dos 27 Estados membros da União Europeia, ou seja o Poder Legislativo da Europa.
Em final de missão de mais de dois anos, Javier Puyol, disse que foi uma grande honra despedir-se do presidente da AN.
(portalangop.co.ao)