Terça-feira, Março 28, 2023
16.8 C
Lisboa
More

    UNTA-Confederação Sindical comemora 53º aniversário

    Foto: D.R (Arquivo)
    Foto: D.R (Arquivo)
    A UNTA-Confederação Sindical comemora hoje, terça-feira, o seu 53º aniversário de fundação, numa altura em que elegeu como prioridade o processo de revisão da Lei Geral do Trabalho a que o governo angolano se propôs realizar.

    De acordo com uma nota de imprensa a que a Angop teve hoje acesso, a UNTA, neste dia, exorta a todos trabalhadores a participaram na discussão da revisão da lei e a manterem-se mobilizados para que este processo garanta de facto no futuro a estabilidade do emprego.

    O documento espelha ainda que a revisão desta lei visa salvaguardar os direitos fundamentais dos trabalhadores e, consequentemente, o diálogo social produtivo, paz social nas relações laborais nas empresas, na família e no país em geral.

    Segundo o informe, a UNTA tem como objectivo continuar com os preceitos que motivaram a fundação da instituição, de desenvolver as acções sindicais na perspectiva da promoção da unidade e solidariedade entre os trabalhadores de todas as correntes sindicais, para acções sindicais concertadas.

    Desde a sua fundação, acrescenta o informe, a confederação sindical soube assumir as suas responsabilidades patrióticas, participando directamente na luta armada de libertação e posteriormente após a proclamação da independência nacional, nas tarefas de reconstrução nacional e de afirmação de Angola no mundo.

    Lê-se no documento que foi a 16 de Abril de 1960, que um punhado de patriotas, sob liderança de Pascoal Luvualu fundou a UNTA, no então Congo leopoldevelle, actual República Democrática do Congo.

    A fundação da UNTA, acrescenta o documento, representou na época a emanação de uma força capaz de contribuir para a luta de libertação nacional, face à intensificação das práticas repressivas e de exploração do colonialismo português, ante a expansão do movimento de libertação nacional em África nos princípios dos anos sessenta do século passado.

    (portalangop.co.ao)

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Jack Ma retorna à China enquanto Pequim busca aumentar a confiança no setor de tecnologia

    O fundador do Alibaba, Jack Ma, voltou à China continental numa rara visita pública que ocorre quando Pequim tenta...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema