Terça-feira, Março 28, 2023
13.1 C
Lisboa
More

    Sete mortos em protestos após proclamação de Maduro como Presidente da Venezuela

    Apoiantes de Capriles saíram para as ruas em protesto.  Foto: Reuters
    Apoiantes de Capriles saíram para as ruas em protesto.
    Foto: Reuters
    Nicolás Maduro foi oficialmente declarado vencedor nas eleições presidenciais da Venezuela, com 50,7% dos votos. Os apoiantes de Henrique Capriles, que contestou o resultado revelado pela autoridade eleitoral e que lhe atribui 49,1% da votação, saíram às ruas de Caracas em protesto na noite de segunda-feira. As manifestações tornaram-se violentas e sete pessoas morreram, segundo o último balanço.

    Após o anúncio oficial de Maduro como novo Presidente venezuelano, registaram-se confrontos entre a polícia e os apoiantes de Capriles, que as autoridades procuraram desmobilizar lançando gás lacrimogénio, segundo a AFP. De acordo com a procuradora-geral Luisa Ortega Diaz, sete pessoas morreram nas ruas, tendo 60 outras ficado feridas.

    A responsável, que acusa a oposição pela violência, adiantou ainda que 135 pessoas foram detidas nas últimas horas.

    Capriles pediu uma recontagem dos votos, antes da divulgação dos resultados finais e apelou à realização de manifestações com “concertos de caçarolas” contra a proclamação de vitória de Maduro. E assim foi quando o Conselho Nacional Eleitoral deu como certa a sucessão de Hugo Chávez e a eleição para o cargo do homem que este desejava ver na Presidência da República.

    Capriles pedira que, se Maduro fosse proclamado Presidente, os venezuelanos levassem tachos para a rua e batessem “com força” contra uma eleição em que a oposição denunciou mais de 3200 irregularidades. “Este país pede ordem e paz e eu sou um construtor do progresso”, disse o líder da oposição ao “chavismo”, numa conferência de imprensa em Caracas.

    A Venezuela é visto pelos analistas como um país quase dividido ao meio, num ambiente de polarização e crispação política em que o herdeiro oficial da “revolução socialista bolivariana” fica, com este resultado, numa posição enfraquecida.

    O Governo português felicita a vitória de Maduro nas eleições de domingo. Em comunicado, o Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas, saúda “o povo venezuelano pela elevada participação no escrutínio presidencial”, sublinhando o seu “comportamento cívico e pacífico” durante o acto eleitoral. Portas deixa uma palavra à comunidade portuguesa a residir na Venezuela e “faz votos” para que, depois da fase eleitoral, o país “possa viver um clima de paz e diálogo democrática”.

    (lusa.pt)

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Jack Ma retorna à China enquanto Pequim busca aumentar a confiança no setor de tecnologia

    O fundador do Alibaba, Jack Ma, voltou à China continental numa rara visita pública que ocorre quando Pequim tenta...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema