
Os ministros da Administração Interna português, Miguel Macedo, e do Interior de Moçambique, Alberto Mondlane, avaliaram hoje como “muito positiva” a cooperação bilateral, frisando a realização de 250 ações de formação e assessoria técnica em 14 anos.
Um comunicado enviado à Lusa pelo Ministério da Administração Interna portuguesa refere que Miguel Macedo e Alberto Mondlane fizeram hoje em Maputo um balanço da cooperação no setor, durante um encontro à margem do III Fórum de Ministros da Administração Interna da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).
“Desde 1998, as autoridades portuguesas e moçambicanas desenvolveram cerca de 250 ações de formação e de assessoria técnica, numa relação de estreita cooperação e parceria entre as forças e serviços de segurança e os organismos que, nos dois estados, são responsáveis por áreas tão diversas como a prevenção e o combate ao crime, a gestão e o controlo de fronteiras, a proteção civil e a prevenção da sinistralidade rodoviária”, indica a nota de imprensa.
O comunicado destaca a participação de Portugal, a partir de 2010, na coordenação da implementação de um Projeto de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Ministério do Interior de Moçambique, que conta com o apoio do Fundo Europeu para o Desenvolvimento.
Miguel Macedo e Alberto Mondlane reiteraram no encontro o comprometimento com o contínuo estreitamento dos laços de cooperação bilateral, adianta a nota de imprensa.
(lusa.pt)