Quinta-feira, Março 23, 2023
17.3 C
Lisboa
More

    Governadores vão às aulas

    (OPAIS)
    (OPAIS)

    O papel do líder no processo de motivação das equipas de trabalho é o tema do curso para altos dirigentes, cuja abertura ocorreu nesta sexta-feira (12), ministrado no Instituto de Formação da Administração Local (IFAL). O evento contou com a presença do Ministro da Administração do Território, Bornito de Sousa e do Secretário de Estado para Ensino Superior, António Faustino, além dos governadores das 18 províncias de Angola, para quem o curso é destinado.

    “A realização deste curso é muito oportuno, pois o IFAL há tempos vem formando administradores com excelência. Por isso, o curso tem a total aprovação do Presidente da República, o engenheiro José Eduardo dos Santos”, ressaltou o ministro no seu discurso.

    A iniciativa faz parte do plano anual de formação e vai até ao mês de Setembro. Até lá, serão ministrados sete módulos, totalizando três fases, sendo que cada etapa envolve uma turma com seis governadores.   Matérias relativas ao papel do líder no processo de Descentralização, desde a Condução de Reuniões, Gestão de Equipas, Prestação de Contas, Procedimentos Administrativos, entre outros temas, constam no conteúdo de formação.

    A estrutura de formação contempla a deslocação de formadores do IFAL para atender rotativamente os governadores, ou seja, o projecto é itinerante e será realizado em diversas localidades. Só na primeira fase, seis municípios sediarão o curso: Luanda, Benguela, Sumbe, Malanje, Ndalatando e Caxito. De acordo com o programa da organização, as aulas serão ministradas às sextas-feiras de tarde e aos sábados.

    “Os formadores foram criteriosamente seleccionados para corresponder e elevar as exigências dos formandos”, explica o director geral do IFAL, Ismael Mateus. Alguns formadores já tiveram passagem pelo governo, outros são experimentados académicos e alguns virão do exterior.

    “A capacitação não visa dar aquela formação primária que normalmente as escolas adoptam”, ressalta Ismael Mateus, argumentando que somente pretende “reforçar e capacitar as pessoas, por intermédio de um acompanhamento personalizado”, o que, segundo ele, só é possível a partir da abordagem de questões práticas do dia a dia para que os formandos aprendam a tomar decisões céleres. (portalangop.co.ao)

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Depois do Fed, bancos centrais europeus aumentam taxas de juros

    Os bancos centrais do Reino Unido, Suíça e Noruega elevaram as taxas de juros nesta quinta-feira (23), seguindo o...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema