Foto: Angop
Em declarações à imprensa, no final da cerimónia de consignação do projecto de instalação, ampliação da rede de média e baixa tensão e ligação domiciliar, em Menongue, perspectivou que, com o fim do presente projecto, haja uma resposta satisfatória.
Segundo o governante, tendo em conta o nível de crescimento habitacional, centrado na construção de novas centralidades, focos habitacionais, indústrias transformadoras e não só, pode se esperar essa resposta satisfatória para a população.
De acordo com Higino Carneiro, uma das coisas que sobressai nesse projecto é exactamente a transportação de energia à comuna de Missombo, arredores da cidade de Menongue.
Considerou essa comuna um pólo irrigado, que nos próximos dias poderá lançar uma produção de hortícolas e vai implantar indústrias para o processamento de soja, milho e outros produtos que advirão da produção desta região.
“Também estamos a pensar num futuro próximo em levar a energia à comuna do Longa, onde está um projecto grande de desenvolvimento de arroz e que esperamos lançar o início da colheita no próximo dia 17 de Maio”, esclareceu.
Adiantou que esforços serão feitos no domínio da agropecuária na orla fronteiriça, onde já há energia eléctrica proveniente da Namíbia, através de estudos de loteamentos que vão ser feitos naquela região.
Anunciou que será implementado um conjunto de iniciativas empresariais que vão dar um suporte grande e uma contribuição efectiva para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) nacional.
Por sua vez, a directora provincial da Energia e Águas, Adélia Muambengue, disse que nesse projecto existe 64 quilómetros de rede de média tensão, 12 mil ligações domiciliares e 30 quilómetros de iluminação pública que abrange a cidade de Menongue.
Esclareceu que o projecto consiste num anel que passa por toda periferia da cidade de Menongue e faz uma volta de toda cidade, devendo ter as ramificações que estão direccionadas às zonas industriais, às novas centralidades que estão em 300 fogos, às mil casas e a um ramal que vai até à comuna de Missombo.
Salientou que neste momento tem um total de 17 Megawatt de produção de energia na cidade de Menongue.
A execução da empreitada terá duração de 24 meses e absorveu um orçamento global de USD 53 milhões.
(portalangop.co.ao)