Sexta-feira, Março 24, 2023
15.5 C
Lisboa
More

    Problemas dos ex-militares passam por toda sociedade

    Foto: D.R
    Foto: D.R
    Os problemas que afligem os antigos militares das ex-FAPLA e a sua adaptação aos desafios do futuro e do desenvolvimento não passam apenas por uma acção directa do Governo, mas é necessária a participação de toda a sociedade civil.

    Este pronunciamento foi feito pelo presidente da Associação de Apoio aos Combatentes das Ex-FAPLA (Ascofa), brigadeiro Fernando António Samora, quando recebia uma delegação da Caixa Social das Forças Armadas Angolanas, chefiada pelo conselheiro do ministro da Defesa para a área social, general Renato Campos Mateus.

    O presidente da Ascofa acrescentou que a participação de toda a sociedade civil vai garantir o devido apoio a todos aqueles que deram o seu contributo valoroso pela pátria.

    Adiantou que a sua associação tem desenvolvido políticas de sensibilização e educação aos seus associados, por forma a incutir uma cultura de manutenção da paz, de forma permanente, uma vez que a figura dos ex-militares e os antigos combatentes, no quadro actual, é de contínua responsabilidade por serem activistas da paz.

    “O antigo combatente é o garante da história viva, para que a Constituição e o país sejam o berço da realização dos sonhos de todos os angolanos, daí sermos a razão para dizer que somos um povo livre e estamos presentes para defender em todas as circunstâncias o país”, sublinhou.

    Explicou que a Ascofa, nos termos do seu estatuto, procura congregar todos os combatentes das ex-FAPLA, intervindo para o seu enquadramento na criação de mecanismos adicionais de apoio a esta franja vulnerável da sociedade e as suas respectivas famílias, de modo a garantir os meios necessários para a manutenção da sua reinserção social.

    Por sua vez, o conselheiro do ministro da Defesa para a área social, general Renato Campos Mateus, frisou que a delegação está a auscultar todas as associações militares e filantrópicas, no sentido de trabalharem para a resolução dos problemas dos ex-militares e antigos combatentes.

    Segundo o oficial superior do Exército, “estes encontros revestem-se de extrema importância por estarmos a nos inteirar do funcionamento e, em conjunto, resolver os problemas dos veteranos da pátria”.

    (portalangop.co.ao)

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Angola e Brasil preparam Comissão Mista para reforço da cooperação

    Angola e Brasil realizam, a 5 de Abril deste ano, em Brasília, a próxima sessão da Comissão Mista, para...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema