Foto: Angop
Manuel Pinto da Costa foi recebido no aeroporto internacional 4 de Fevereiro pelo ministro das Relações Exteriores de Angola, Georges Chicoti, com quem manteve um encontro seguindo depois para o palácio presidencial.
Em declarações à Lusa, o ministro das Relações Exteriores de Angola disse que esta visita “enquadra-se nas relações entre os dois países” salientando que durante a estada, vão decorrer “conversações de interesse” para os dois países.
“As relações datam de vários anos e também existe uma boa cooperação entre os dois países e é normal que, de vez em quando, os presidentes se encontrem para abordarem vários aspetos, não só em termos bilaterais, mas também outras questões que possam ser de interesse para ambos”.
O chefe da diplomacia angolana disse ainda que durante a visita do chefe de Estado são-tomense vão ser abordadas todas as matérias que dizem respeito ao plano bilateral e “eventualmente uma discussão sobre a intensificação da cooperação”.
Relativamente ao apoio financeiro de Angola a São Tomé e Príncipe, que tem sido abordado pela imprensa são-tomense, Georges Chicoti disse que “não será necessariamente um assunto a ser focado” durante o encontro.
“Certamente que irão tratar de questões políticas internas dos dois países, mas esperamos que vários outros assuntos sejam abordados e não só questões financeiras”, disse.
Manuel Pinto da Costa, que visita Angola acompanhado da ministra dos Negócios Estrangeiros de São Tomé e Príncipe, Natália Umbelina Neves, tem agendado para hoje o encontro com o Presidente angolano José Eduardo dos Santos, ao mesmo tempo em que vão decorrer conversações ente as delegações dos dois países,
O presidente de São Tomé e Príncipe vai ainda visitar a Zona Económica Especial de Luanda antes do regresso, na sexta-feira.
(lusa.pt)