Terça-feira, Março 28, 2023
16.8 C
Lisboa
More

    Kriol Jazz Festival, um dos 25 melhores do mundo

    José da Silva, da Lusáfrica, um dos distinguidos pela Songlines
    José da Silva, da Lusáfrica, prémio especial Babel Med 2013

    A quinta edição do Kriol Jazz Festival que arranca esta quinta-feira e vai até ao próximo sábado é um dos melhores do género em todo o mundo, sentencia a revista britânica “Songlines”. Distinção que é motivo de orgulho, mas que colocou ainda mais alta a fasquia. E Djô da Silva, que há dias foi distinguido com o Prémio Especial Babel Med 2013, não se fez rogado: juntou a sua equipa e montou um cartaz de grande qualidade.

    Os mesmos preços do ano passado: mil escudos (área em pé) e 1.500 escudos (plateia, em lugar sentado). Este ano contudo não há programa paralelo. “Considerando que a AME concentra várias iniciativas, não montámos actividades paralelas”, explica Gláucia Nogueira, assessora de imprensa da Harmonia. Entretanto, alguns artistas ligados ou convidados pela editora cabo-verdiana actuam na Noite Sacem da AME (ver texto), uma série de pequenos concertos reservados aos convidados e que servem de antecâmara ao KJF.

    O festival, que este ano homenageia outro grande da música cabo-verdiana – Manuel Clarinete que entra assim para o Hall of Fame, onde já figuram Horace Silver, Codé di Dona e Cesária Évora –, atrai cada vez mais estrangeiros. Inclusive há artistas que, embora não façam parte do cartaz principal do evento, querem estar na Praia na data do KJF. É o caso do DJ Scratchy, do Reino Unido, convidado-especial que vai actuar na última noite, dia 13.

    O DJ britânico promete ser um dos “agitadores” das tradicionais jam sessions do KJF. “Dado o grande sucesso das jam-sessions propostas após os concertos, tanto junto do público como dos artistas convidados, esta actividade continuará a fazer parte da programação da edição 2013 do Kriol Jazz Festival”, assegura Glaúcia Nogueira.

    A Câmara Municipal da Praia associa-se mais uma vez ao evento. Ulisses Correia e Silva aposta nesta “parceria de sucesso” porque “o KJF representa uma grande oportunidade para a cidade da Praia ser mais conhecida no mundo. Também é momento para oferecer aos munícipes boa música, cultura e entretenimento”.

    Djô da Silva retribui o elogio no teaser do KJF 2013: “Há muito tempo que tentava realizar este projecto. Felizmente, encontrei um parceiro interessado, a Câmara Municipal da Praia, e as minhas ideias estão a tornar-se realidade”.

    E se não bastasse o compromisso da edilidade praiense, o elogio de Manu DiBango, que aparece no vídeo promocional do KJF 2013, certamente daria ao patrão da Harmonia o incentivo perfeito. “Tenho de agradecer ao José por organizar este festival inter-geracional. É muito importante”, diz o mais popular músico de África, cabeça-de-cartaz da edição 2012 do KJF. (www.asemana.publ.cv)

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Jack Ma retorna à China enquanto Pequim busca aumentar a confiança no setor de tecnologia

    O fundador do Alibaba, Jack Ma, voltou à China continental numa rara visita pública que ocorre quando Pequim tenta...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema