
A quinta edição do Kriol Jazz Festival que arranca esta quinta-feira e vai até ao próximo sábado é um dos melhores do género em todo o mundo, sentencia a revista britânica “Songlines”. Distinção que é motivo de orgulho, mas que colocou ainda mais alta a fasquia. E Djô da Silva, que há dias foi distinguido com o Prémio Especial Babel Med 2013, não se fez rogado: juntou a sua equipa e montou um cartaz de grande qualidade.
Os mesmos preços do ano passado: mil escudos (área em pé) e 1.500 escudos (plateia, em lugar sentado). Este ano contudo não há programa paralelo. “Considerando que a AME concentra várias iniciativas, não montámos actividades paralelas”, explica Gláucia Nogueira, assessora de imprensa da Harmonia. Entretanto, alguns artistas ligados ou convidados pela editora cabo-verdiana actuam na Noite Sacem da AME (ver texto), uma série de pequenos concertos reservados aos convidados e que servem de antecâmara ao KJF.
O festival, que este ano homenageia outro grande da música cabo-verdiana – Manuel Clarinete que entra assim para o Hall of Fame, onde já figuram Horace Silver, Codé di Dona e Cesária Évora –, atrai cada vez mais estrangeiros. Inclusive há artistas que, embora não façam parte do cartaz principal do evento, querem estar na Praia na data do KJF. É o caso do DJ Scratchy, do Reino Unido, convidado-especial que vai actuar na última noite, dia 13.
O DJ britânico promete ser um dos “agitadores” das tradicionais jam sessions do KJF. “Dado o grande sucesso das jam-sessions propostas após os concertos, tanto junto do público como dos artistas convidados, esta actividade continuará a fazer parte da programação da edição 2013 do Kriol Jazz Festival”, assegura Glaúcia Nogueira.
A Câmara Municipal da Praia associa-se mais uma vez ao evento. Ulisses Correia e Silva aposta nesta “parceria de sucesso” porque “o KJF representa uma grande oportunidade para a cidade da Praia ser mais conhecida no mundo. Também é momento para oferecer aos munícipes boa música, cultura e entretenimento”.
Djô da Silva retribui o elogio no teaser do KJF 2013: “Há muito tempo que tentava realizar este projecto. Felizmente, encontrei um parceiro interessado, a Câmara Municipal da Praia, e as minhas ideias estão a tornar-se realidade”.
E se não bastasse o compromisso da edilidade praiense, o elogio de Manu DiBango, que aparece no vídeo promocional do KJF 2013, certamente daria ao patrão da Harmonia o incentivo perfeito. “Tenho de agradecer ao José por organizar este festival inter-geracional. É muito importante”, diz o mais popular músico de África, cabeça-de-cartaz da edição 2012 do KJF. (www.asemana.publ.cv)