Sexta-feira, Março 24, 2023
15.5 C
Lisboa
More

    Gaspar quer cortar já 600 milhões nas despesas do Estado

    Foto: NUNO FERREIRA SANTOS
    Foto: NUNO FERREIRA SANTOS

    Outras poupanças podem passar por acelerar mudanças na idade da reforma e pela revisão da tabela remuneratória da Função Pública.
    Definir já poupanças de 600 milhões de euros nas despesas globais do Estado, com a imposição de novos tectos aos ministérios, e poupar outros 600 milhões em cortes estruturais a negociar com a troika a partir da próxima semana. É este, segundo a rádio TSF, o plano do Governo para enfrentar o chumbo pelo Tribunal Constitucional de algumas medidas previstas no Orçamento do Estado para 2013.

    O Conselho de Ministros desta quinta-feira deve servir para definir novos limites à despesa dos ministérios, processo que deverá estar finalizado em duas semanas, altura em que o despacho de Vítor Gaspar, que congelou a despesa do Estado sem autorização prévia, poderá ser revogado, diz a TSF.

    Além destes 600 milhões de euros, essencialmente em despesas de funcionamento do Estado e eventualmente em algumas prestações sociais ou subsídios, a TSF avança que o ministro das Finanças pretende compensar o chumbo do TC também com a antecipação de cortes da despesa que já estavam previstos, como mudanças na idade de reforma (para os 67 anos), a revisão tabela remuneratória da Função Pública ou a convergência entre os regimes da Caixa Geral de Aposentações e da Segurança Social. Ler mais

    (publico.pt)

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Setenta por cento dos são-tomenses não têm acesso a água tratada

    Técnicos do Instituto Nacional de Água (INA) dizem que dos 95 por cento dos cidadãos que têm acesso à...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema