Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Município de Nambuangongo necessita de mais de 800 técnicos de saúde

Saude_AngolaO município de Nambuangongo, província do Bengo, necessita de 845 técnicos de saúde, entre médicos e enfermeiros, para responder a demanda de pacientes que diariamente acorrem as diversas unidades sanitárias da circunscrição.

Em declarações hoje à Angop, o chefe da repartição municipal de saúde, Nsingui Macango, fez saber que o município dispõe apenas de 188 técnicos de saúde, incluindo quatro médicos, dos quais dois expatriados de nacionalidade cubana.

Frisou que no concurso público de 2012, o município recebeu 25 técnicos de saúde, 15 dos quais serão colocados no Hospital Regional, em Muxaluando, sede municipal de Nambuangongo.

O município, adiantou a fonte, conta com uma rede sanitária composta por um Hospital Regional, modernizado e equipado, sete centros de saúde, nas sedes comunais, e seis postos de saúde em algumas aldeias e povoações com maior concentração populacional.

Segundo Nsingui Macango, para este ano está previsto a construção de mais postos de saúde nas aldeias mais longínquas das sedes comunais e municipal, para permitir que as comunidades possam receber os cuidados primários de saúde.

Considerou que no quadro da municipalização dos serviços de saúde, a rede sanitária continua a crescer de forma satisfatória, com a entrada em funcionamento de novas unidades em diversas aldeias e povoações de Nambuangongo.

Apontou a malária, doenças diarreicas e respiratórias agudas como as mais frequentes no município.

O município do Nambuangongo, que dista a 110 quilómetros a noroeste da cidade de Caxito, possui sete comunas (Kicunzo, Muxaluando, Kixico, Zala, Gombe, Cage Mazumbo e Canacassala) e uma população estimada em cerca de 120 mil habitantes, maioritariamente camponesa.

(portaldeangola.com)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »