Radio Calema
InicioAngolaRegiõesMunicípio de Nambuangongo necessita de mais de 800 técnicos de saúde

Município de Nambuangongo necessita de mais de 800 técnicos de saúde

Saude_AngolaO município de Nambuangongo, província do Bengo, necessita de 845 técnicos de saúde, entre médicos e enfermeiros, para responder a demanda de pacientes que diariamente acorrem as diversas unidades sanitárias da circunscrição.

Em declarações hoje à Angop, o chefe da repartição municipal de saúde, Nsingui Macango, fez saber que o município dispõe apenas de 188 técnicos de saúde, incluindo quatro médicos, dos quais dois expatriados de nacionalidade cubana.

Frisou que no concurso público de 2012, o município recebeu 25 técnicos de saúde, 15 dos quais serão colocados no Hospital Regional, em Muxaluando, sede municipal de Nambuangongo.

O município, adiantou a fonte, conta com uma rede sanitária composta por um Hospital Regional, modernizado e equipado, sete centros de saúde, nas sedes comunais, e seis postos de saúde em algumas aldeias e povoações com maior concentração populacional.

Segundo Nsingui Macango, para este ano está previsto a construção de mais postos de saúde nas aldeias mais longínquas das sedes comunais e municipal, para permitir que as comunidades possam receber os cuidados primários de saúde.

Considerou que no quadro da municipalização dos serviços de saúde, a rede sanitária continua a crescer de forma satisfatória, com a entrada em funcionamento de novas unidades em diversas aldeias e povoações de Nambuangongo.

Apontou a malária, doenças diarreicas e respiratórias agudas como as mais frequentes no município.

O município do Nambuangongo, que dista a 110 quilómetros a noroeste da cidade de Caxito, possui sete comunas (Kicunzo, Muxaluando, Kixico, Zala, Gombe, Cage Mazumbo e Canacassala) e uma população estimada em cerca de 120 mil habitantes, maioritariamente camponesa.

(portaldeangola.com)

Siga-nos

0FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.