Terça-feira, Fevereiro 7, 2023
10.8 C
Lisboa

Presidente de transição da Guiné-Bissau está reunido com militares e forças políticas

O Presidente de transição da Guiné-Bissau, Serifo Nhamadjo, está reunido hoje à tarde na Presidência da Republica com presidente do Parlamento, o Governo, as chefias militares e um grupo de partidos que apoiam a transição.

Ainda com os jornalistas dentro da sala de reuniões da Presidência da Republica, o Presidente Serifo Nhamadjo avisou aos presentes que o encontro poderá terminar tarde uma vez que só acabará quando forem encontrados consensos.

“Se for preciso ficamos aqui até à meia-noite, mas temos que encontrar consenso”, afirmou o Presidente de transição guineense.

Os jornalistas foram convidados logo a seguir a abandonar a sala de reuniões, não tendo sido divulgado o assunto de discussão. Apenas foi dito que no final um porta-voz fará o anúncio das conclusões.

Inicialmente a reunião foi anunciada como sendo entre o Presidente Serifo Nhamadjo e os partidos signatários do Pacto e Acordo de Transição (instrumentos pelos quais se regem as autoridades de transição), mas de facto está a ser presenciada por outros protagonistas, nomeadamente o primeiro-ministro, Rui de Barros, e alguns ministros, bem como as chefias militares e o presidente do Parlamento, Sori Djalo.

Os partidos signatários do Pacto de Transição (uma espécie de míni constituição adotada desde o golpe de Estado de 12 de abril) contestam a eleição pelo Parlamento do juiz do Supremo Tribunal de Justiça (STJ) Rui Nené para o cargo de presidente da Comissão Nacional de Eleições (CNE).

Na semana passada depositaram no STJ um pedido de impugnação da eleição de Rui Nené, afirmando ter-se tratado de uma decisão contrária ao espírito do Pacto de Transição. (lusa.pt)

POSTAR COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

- Publicidade -spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Casa do estilista Paco Rabanne sofre assalto após sua morte

Ladrões invadiram a casa do estilista espanhol Paco Rabanne, que morreu na sexta-feira (3) aos 88 anos em sua...

Artigos Relacionados

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
  • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
  • Radio Calema
  • Radio Calema