A Rede Angolana das Organizções de Serviços de Sida (ANASO) está a realizar um encontro com membros da organizção sob o lema “Juntos vamos vencer a Sida” para discutir e aprovar o seu plano estratégico no período de 2013 a 2015. Na reunião é aprovado o relatório das actividades desenvolvidas no período anterior. Participam representantes das Organizações Não Governamentais provenientes das 18 províncias. O encontro termina neste sábado.
O representante da ONUSida, Bilali Camara, disse durante a abertura do encontro que “a luta contra a Sida no mundo passou do desespero à esperança em 2011, porque 25 países têm reduzido em mais de 50 por cento as infecções por VIH e menos pessoas morrem com a doença”.
Bilali Camara referiu que para a ONUSida, este encontro é uma oportunidade de transformar essas palavras em realidade: “podemos transformar a resposta nacional ao VIH em mudança de saúde pública e social e levar os seviços de saúde às comunidades mais próximas para a eliminação da doença”.
O representante da ONUSida salientou ainda que “a prevalência do VIH em Angola vai ser reduzida de dois para um por cento em 2020”.
O secretário executivo da ANASO, António Coelho, disse que “o reconhecimento da dimensão da epidemia e a determinação política impõem desafios no sentido de ampliar acções de prevenção, cuidados e apoio, assistência e fortalecimento institucional”.
António Coelho salientou que “este trabalho exige um esforço adicional dos diversos sectores governamentais e não governamentais, para não perdermos os ganhos obtidos”. O secretário executivo da ANASO disse que a rede tem um papel importante no fortalecimento da resposta da sociedade civil.
A directora do Instituto Nacional de Luta Contra a Sida, Ducelina Serrano, participou no encontro. (jornaldeangola.com)