O 1º de Maio de Benguela confirmou, ontem, o regresso à primeira divisão, ao empatar (0-0), com o Domant do Bengo, no campo da Açucareira Heróis do Caxito, em desafio referente à segunda mão da Liguilha, beneficiando do triunfo no primeiro jogo, por 4-0.
Obrigado a vencer, o Domant entrou a todo o gás e procurou durante os primeiros 15 minutos colocar-se em vantagem no marcador, encostando às cordas a formação encarnada. Com um futebol veloz, Yano, Abegá e Zaipa criavam dissabores ao último terço da zona defensiva do 1º de Maio de Benguela.
Aos oito minutos, o Domant desperdiçou uma soberana oportunidade por Abegá, que falhou uma jogada de golo à entrada da grande área, com um remate frouxo defendido pelo guarda-redes do 1º de Maio de Benguela.
Em desvantagem na eliminatória (4-0), os donos de casa viraram as baterias para o ataque com jogadas pelas alas, que complicavam o esquema táctico dos “forasteiros”. Os visitantes optaram por recuar no terreno para anular a avalanche ofensiva do Domant.
Kizombe, aos 33 minutos, pregou um susto ao guarda-redes Hélder, do 1º de Maio de Benguela. No coração da pequena área rematou forte, mas a bola embateu no poste direito da baliza. Os “proletários”, no primeiro tempo, não fizeram sequer um remate à baliza do Domant.
Na etapa complementar, os anfitriões voltaram a dominar a partida, falhando uma mão cheia de golos. Os jogadores do Domant do Bengo não encontravam o caminho da baliza. 1º de Maio de Benguela, Desportivo da Huíla e Porcelana do Kwanza-Norte rendem o Sporting de Cabinda, Nacional de Benguela e Académica do Soyo. (jornaldeangola.ao)