O vice-ministro dos Negócios Estrangeiros da República da Namíbia, Peya Mushelenga, chegou na tarde de hoje (terça-feira) a Luanda, para uma visita oficial de quatro dias a Angola, no quadro do reforço da cooperação entre os dois países.
Peya Mushelenga, que não prestou declarações à imprensa a sua chegada, foi recebido, no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, pelo director nacional das Relações Exteriores do Ministério da Defesa, José Grande, bem como pela embaixadora da Namíbia em Angola, Cláudia Ndandaleka Uushona.
Fonte da delegação disse, à Angop, que a deslocação do vice-ministro namibiano a Angola tem como objectivo preparar as condições para a construção de monumentos nos municípios angolanos de Kasinga (Huíla) e Shetekela (Cunene), a fim de homenagear heróis dos dois países.
No quadro do programa de actividades, Peya Mushelenga vai efectuar, ainda hoje, uma visita de cortesia ao secretário de Estado da Defesa de Angola, Gaspar Rufino, além de ser recebido pelo Ministro das Relações Exteriores, Georges Chicoty.
Quarta-feira, as delegações de Angola e da Namíbia rumarão para a província da Huíla, onde desenvolvem trabalhos de levantamento nos municípios da Matala, Jamba Mineira e Kasinga.
Quinta-feira, as duas delegações deslocam-se à província do Cunene, município de Shetekela, onde permanecerão com o mesmo objectivo até sábado, 15, rumando a comitiva angolana para Luanda, enquanto que a namibiana regressa ao seu país.
Para integrar a delegação do vice-ministro dos Negócios Estrangeiros, Peya Mushelenga, encontra-se desde a manhã desta terça-feira, na cidade do Lubango, uma equipa de técnicos namibianos. (portalangop.co.ao)