Manuel da Rosa, antigo assistente do quadro nacional, foi confirmado no final de semana, em Luanda, como o novo presidente de direcção da Associação de Árbitros de Futebol de Angola (AAFA), para o quadriénio 2012/2016, com 479 votos de 15 núcleos provinciais dos 18 existentes no país.
Os associados de Benguela, Huambo e Malange e Huambo ficaram de fora do sufrágio por dificuldades de comunicações com a comissão eleitoral.
O antigo árbitro assistente substituiu nas funções Severino Miranda Cardoso, proposto para presidente honorário da associação durante a assembleia-geral realizada no dia 10 de Novembro, na capital.
João António ocupa agora as funções de secretário-geral da associação em substituição de Belmiro Carmelino (ex-árbitro internacional), que foi proposto na lista de Pedro Neto para exercer o cargo de vice-presidente do Conselho Central de Árbitros da Federação Angolana de Futebol (FAF).
Délcio Costa fica na presidência da Mesa da Assembleia-Geral, enquanto Ernesto Lotina e Pascoal Sipata são os vice-presidentes da associação.
Votaram 659 árbitros, ex-árbitros e comissários das 18 províncias do país. O sufrágio coincidiu com a comemoração do Dia do Árbitro Nacional de futebol, no dia 8 de Dezembro.
Durante o seu mandato, Manuel Rosa vai estabelecer um protocolo de entendimento com a FAF para os assuntos da arbitragem, contribuir para a formação regular dos juízes de todas as categorias e criar uma escola nacional para a arbitragem.
A criação do código de conduta do árbitro e um tribunal de justiça desportiva do futebol constam das prioridades do novo elenco da direcção da associação. (jornaldeangola.ao)