Terça-feira, Fevereiro 7, 2023
9.3 C
Lisboa

Angola e Reino da Espanha rubricam Memorando de Consultas Bilaterais

Os ministros angolano das Relações Exteriores, Georges Chicoti, e espanhol dos Assuntos Exteriores e Cooperação, José Manuel Garcia Margallo Y Marfil, rubricaram hoje, quarta-feira, em Luanda, um Memorando de Estabelecimento de Consultas Bilaterais.

A assinatura do documento, que visa institucionalizar um mecanismo de consultas e avaliação regular da cooperação bilateral entre os dois países, aconteceu no edifício sede do Ministério das Relações Exteriores após conversações oficiais.

Em breves declarações à imprensa, logo após terem rubricado o documento, o ministro angolano das Relações Exteriores referiu que ele permitirá consultas entre os dois países sempre que necessário e possível, sobre várias matérias no âmbito das relações internacionais.

Georges Chicoti disse que “o mundo vive hoje um momento particularmente interessante, não só em matéria de cooperação entre os dois países, mas sobretudo no domínio de conflitos, de problemas internacionais que são de interesse para ambos os estados e para os quais muitas vezes gostaríamos de dar as nossas contribuições”.

Este documento vai permitir que os dois países trabalhem de maneira afincada, sempre que necessário e, particularmente, no âmbito das Nações Unidas , onde estão representados, argumentou o ministro angolano.

De igual modo, irá permitir que possam trabalhar para ajudar a campanha da Espanha ao Conselho de Segurança, conforme anunciado.

Por sua vez, o ministro espanhol disse que o mesmo é rubricado num momento em que os dois países celebram cerca de 35 anos de cooperação estreita e amizade.

Acrescentou que as autoridades do seu país têm seguido os acontecimentos em Angola com muito interesse e desejou a consolidação do processo democrático e de reconstrução nacional.

José Manuel Garcia Margallo Y Marfil argumentou que o acordo irá permitir a realização de consultas, tanto no domínio político como económico, bem como actuar de forma profunda, pelo menos consultarem-se sempre nas matérias que os afectam num mundo com várias convulsões.

Os dois países possuem relações desde 19 de Outubro de 1976, tendo rubricado o Acordo Geral de Cooperação em 1987, que permitiu a criação e funcionamento das comissões especializadas.

O governante espanhol encontra-se em Angola desde terça-feira à frente de uma delegação do seu país e permanecerá até quinta-feira, após desenvolver uma extensa agenda. (portalangop.co.ao)

POSTAR COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

- Publicidade -spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Rosa Parks, ícone do movimento negro nos EUA

Em 1955, ativista entrou para a história ao se negar a ceder seu lugar no ônibus para um homem...

Artigos Relacionados

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
  • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
  • Radio Calema
  • Radio Calema