Angola vai assinar um protocolo com Cabo Verde para conhecer a experiência cabo-verdiana em termos de poder local, tendo em vista as eleições autárquicas angolanas em 2015, anunciaram hoje os dois governos na Cidade da Praia.
A informação foi dada numa conferência de imprensa conjunta dos ministros do Ambiente, Habitação e Ordenamento do Território de Cabo Verde, Antero Veiga, e da Administração do Território de Angola, Bornito de Sousa.
O protocolo abrange a cooperação nas áreas de formação de quadros, funcionamento, relação entre o Governo e autarquias, intercâmbio entre empresários, académicos e organizações e formas de aplicar a legislação autárquica.
Bornito de Sousa disse que as eleições autárquicas em Angola estão marcadas para 2015 e, por isso, a necessidade de obter contributos através do conhecimento da experiência de Cabo Verde nesta matéria para instalação do poder autárquico.
O ministro angolano explicou ainda que no quadro desta cooperação, Angola poderá também receber quadros cabo-verdianos na Escola de Formação da Administração Local (EFAL).
Antero Veiga considerou que a visita do ministro angolano abre “as portas para uma nova dinâmica de relacionamento” entre os dois países.
“Já lançámos as sementes para relações muito mais fortes, mais profícuas e duradouras. Agora, vamos trabalhar um protocolo mais detalhado, que vai especificar a áreas e as valências em que poderemos cooperar”, disse.
No âmbito da visita que efetua esta semana a Cabo Verde, o ministro da Administração do Território de Angola encontrou-se hoje de manhã com o primeiro-ministro, José Maria Neves, e vai ainda ter encontros de trabalho nos concelhos de Santa Cruz, Tarrafal, Praia e na Escola de Negócios de Cabo Verde. (lusa.pt)