Os contratos futuros de petróleo bruto para entrega em Janeiro estavam a operar em alta na manhã de ontem, influenciados pelas estimativas optimistas de crescimento da economia da Alemanha.
Mas a tendência para os preços continua em baixa, devido à reunião da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP), que começa hoje em Viena de Áustria.
Às 15h30 de Angola, os contratos do petróleo do tipo Brent para entrega em Janeiro registavam preços que subiam 0,90 por cento, cotando-se a 108,27 dólares o barril na plataforma ICE. No Mercado de Trocas de Nova Iorque (Nimex), os preços do petróleo para entrega em Janeiro subiu 0,74 por cento, com o barril a cotar-se em 86,18 dólares.
O petróleo recebeu um estímulo com a divulgação dos indicadores da Alemanha, que mostraram que o índice de expectativas económicas do país ficou acima das projecções dos analistas em Dezembro, sinal de que qualquer desaceleração na maior economia da Europa parece ter vida curta.
O mercado do petróleo tem apresentado tendência de queda nos preços desde o pico atingido em Setembro.
Somente uma alta acima de 108,52 dólares por barril de petróleo Brent pode negar essa perspectiva, diz Francis Bray, chefe de análises técnicas da Dow Jones para a Europa. Também apontou que uma queda abaixo de 106,63 dólares pode abrir caminho para um enfraquecimento ainda maior.
Para o petróleo WTI bruto, uma queda abaixo do nível de suporte de 85,33 dólares o barril pode levar os preços a aproximarem-se dos 83 dólares. “Ainda precisa de ser analisado se a reunião da OPEP em Viena pode ajudar a equilibrar o mercado”, refere a Capital Spreads em comunicado.
A reunião da OPEP “deve terminar com um comunicado que deixa intacto tanto a produção de 30 milhões de barris por dia e a ausência de metas de níveis para cada país”, disse Jamie Webster, chefe de serviços de inteligência de mercado da consultoria PFC Energy, numa nota de análise.
(jornaldeangola.com)