Terça-feira, Janeiro 31, 2023
8.4 C
Lisboa

Hidroeléctrica de Laúca feita para resistir à seca

O Aproveitamento Hidroeléctrico de Laúca é construído com um sistema de armazenamento de água que lhe permite resistir à seca, revelou sábado, em Capanda, o director do projecto, Elias Estêvão.
O responsável fez estas declarações à imprensa durante uma visita do ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges, às barragens de Laúca, Capanda e Cambambe, realçando que todos os projectos de aproveitamento hidroeléctrico a serem erguidos a jusante da Barragem de Laúca não sofrem com problemas relativos à seca.

As barragens de Laúca e Capanda, disse, têm grandes reservatórios de água, que vão permitir regular o nível do caudal do rio Kwanza, beneficiando todos os projectos construídos a jusante do Aproveitamento Hidroeléctrico de Laúca.
“A albufeira de Laúca tem uma dimensão de cerca de 188 quilómetros quadrados”, destacou.

Por isso, afirmou, todas as barragens construídas a jusante da barragem de Laúca não sofrem com problemas ligados à seca.
Em relação à central hidroeléctrica de Capanda, precisou Elias Estevão, pode voltar a sofrer com a escassez de água devido à seca, por não ter nenhuma barragem reguladora do caudal do rio.

Desta forma, a Barragem de Capanda vai depender apenas da chuva para alimentar a sua albufeira, completou.
O projecto Laúca, que está a cumprir a primeira fase do plano de construção, que contempla o desvio do caudal do rio, começou em Julho de 2011, prevendo-se que fique concluído em Setembro de 2017.

O secretário de Estado das Águas, Luís Filipe da Silva, directores nacionais do Ministério da Energia e Águas, presidentes de conselhos de administração das empresas do sector, entre outras entidades, acompanharam o ministro na visita que terminou no sábado.

(jornaldeangola.com)


POSTAR COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

- Publicidade -spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Comissão Económica dá aval à Programação Financeira do Tesouro

A Comissão Económica do Conselho de Ministros deu o aval, esta terça-feira, à Programação Financeira do Tesouro Nacional, referente...

Artigos Relacionados

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
  • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
  • Radio Calema
  • Radio Calema