O governador provincial de Luanda, Bento Bento, deu instruções ontem em Luanda aos administradores municipais para fizessem balneários públicos em condições. A par dos mercados municipais, Luanda também passa a ter instalações sanitárias públicas com água potável e pessoal de apoio “a funcionar diariamente, sem interrupções “.
Bento Bento falava durante uma reunião extraordinária com os administradores municipais, directores dos serviços, vice-governadores e empreiteiros que serviu para debater e analisar a situação do programa, estratégia para implantação do programa, o comércio ilegal em Luanda e medidas pontuais tendo em vista o fortalecimento do papel e acção da fiscalização.
O governador Bento Bento pediu explicações sobre a situação do Programa de Impacto Imediato ao administrador do município do Cazenga, Tany Narciso.
Explicou que “o valor atribuído à primeira fase do programa não cehgava para a construção de todas as cozinhas comunitárias”.
O administrador municipal do Cazenga realçou, na ocasião, que para a conclusão das cozinhas comunitárias é necessário um reforço das verbas. Está prevista a construção de 49 cozinhas. Tany Narciso salientou que a ampliação dos mercados inclui balneários públicos.
Bento Bento disse que através da área económica do Governo Provincial de Luanda é necessário criar uma área de auditorias para acompanhar e verificar a execução das finanças públicas nas administrações municipais: “temos de saber onde está a ser gasto o dinheiro do programa”. A vice-governadora de Luanda para área económica, Judite Armando Pereira, disse que Luanda tem 12 balcões BUE onde já foram beneficiados 3.134 cidaãos.Em relação ao Programa Luanda limpa a vice governadora para área económica salientou que tem havido dificuldades na estrutura mas já estão ultrapassadas. (jornaldeangola.com)