O governo da República da Áustria esta a financiar a construção de um novo hospital pediátrico na província do Huambo cujas obras estarão a cargo de uma empresa daquele país, anunciou hoje (terça-feira), em Luanda, o seu cônsul honorário em Angola, o empresário angolano António Mosquito.
Para tratar do assunto, chegou hoje à capital angolana o encarregado de negócios da embaixada da Áustria no país residente na África do Sul, Martin Gartner, que vai reunir-se quarta-feira com o ministro da Saúde, José Van-Dúnem, para abordar pormenores da sua implementação naquela localidade do planalto central.
Segundo António Mosquito em declarações à Angop no aeroporto, onde se deslocou para receber o diplomata austríaco, “no papel o ante-projecto esta já bem definido, faltando acertar alguns aspectos da execução prática a ser feita pela empresa austríaca Vamed, que tem a responsabilidade da construção da obra”.
Ainda na quarta-feira, Martin Gartner vai representar o seu país na reunião dos embaixadores da União Europeia (EU) acreditados em Angola, a ter lugar em Luanda, tendo igualmente agendado ainda para hoje um encontro com o secretário de Estado das Relações Exteriores, Manuel Augusto.
Durante a sua missão de dois dias, o diplomata vai reunir-se com outros responsáveis do Executivo angolano e membros da sua comunidade austríaca residentes em território nacional. Martin Gartner regressa à África do Sul na quinta-feira.
Angola e a República da Áustria mantêm relações normais de cooperação, sobretudo nos domínios político e diplomático, transportes, educação e saúde. (portalangop.co.ao)