O Vice-presidente da República, Manuel Vicente, chegou, cerca das 10:20 horas, ao Aeroporto Internacional da Catumbela, província de Benguela, onde vai desenvolver a sua jornada laboral hoje, na qual se destaca a cerimónia de lançamento da primeira pedra para a construção da refinaria do Lobito.
Após a chegada, Manuel Vicente recebeu cumprimentos do governador de Benguela, Armando da Cruz Neto, e de autoridades administrativas locais, partindo em seguida para a cidade portuária do Lobito, palco da actividade oficial.
No Lobito, antes do lançamento da pedra, o governador Armando da Cruz Neto deverá proferir um discurso, o qual se seguirá a apresentação do projecto Sonaref, em power point, pelo engenheiro João Ramos.
A apresentação, segundo uma nota distribuída à Angop, vai contemplar o “enquadramento geral do projecto”, incluindo as respectivas infra-estruturas.
Depois da sessão formal de amostra da maquete, o Vice-presidente da República vai proceder ao lançamento da primeira pedra do projecto, a ser erguido na área do Morro da
Quileva, Lobito.
A Angop soube, de fontes oficiais, que a futura refinaria terá capacidade para processar mais de 100 mil barris/dia de petróleo bruto.
Antes de regressar à Luanda, Manuel Vicente deverá deslocar-se à Administração municipal do Lobito, onde manterá um encontro, em privado, com o governador Armando da Cruz Neto (portalangop.co.ao)