
O anúncio foi feito pelo Presidente do Conselho de Administração (PCA) da empresa, Francisco de Lemos, na cidade do Lobito, Benguela, durante a cerimónia de lançamento da primeira pedra para a construção da refinaria, pelo vice-presidente da República, Manuel Vicente.
O responsável precisou que o projecto é o resultado de empenho de centenas de quadros e responsáveis da empresa, desde 2000, quando foi proclamada a visão e a estratégia corporativa do projecto, cuja conclusão das obras poderá ocorrer dentro de cinco anos.
“A construção da refinaria do Lobito também é resultado do esforço abnegado de uma grande paciência e paixão do Presidente da República, José Eduardo dos Santos, que com a sua visão de orientação estratégica sempre acreditou na capacidade do país em fornecer combustíveis em abundância com a qualidade desejada, e principalmente com preços baixos”, acrescentou.
Segundo o gestor, este substancial investimento da Sonangol representa o princípio do fim de uma longa caminhada que culminará, gradualmente, com a redução e eliminação completa das importações de combustíveis e lubrificantes, visando a independência energética nacional.
Francisco de Lemos explicou que o empreendimento proporcionará uma unidade industrial adicional à estrutura económica e produtiva mais moderna e ambientalmente compatível aos padrões de qualidade.
“A partir de hoje, a Sonangol iniciará as diligências necessárias para o lançamento dos concursos que permitirão a adjudicação na base da engenharia de detalhe, que já está concluída, e do valor para a construção de todas as unidades que servirão o empreendimento”, salientou.
O projecto, que criará 10 mil postos de trabalho directos e indirectos, ainda durante a fase de construção, está localizado no morro da Quileva, ao longo da linha costeira, a 10 quilómetros da cidade do Lobito.
O mesmo situa-se a 150 metros acima do nível do mar, numa área de 3.805 hectares, no eixo norte-sul do país, e permitirá o abastecimento em derivados do “ouro” negro a todas as províncias e países vizinhos. (portalangop.co.ao)
Grande projecto. Sou bacharel em engenharia Eléctrica e gostaria de contribuir com o meu saber neste arrogado projecto