Sindicalistas participam desde ontem no Caxito numa acção formativa sobre Sindicalismo Básico e Legislação Laboral, na Escola de Formação de Professores Kimamuenho, promovida pela União dos Sindicalistas do Bengo.
Na abertura da formação, o secretário provincial do sindicato no Bengo, Mateus Canjongo, disse que a formação tem como objectivo dar aos sindicalistas maior capacidade para o desempenho das suas actividades.
“Qualificar os sindicalistas visa contribuir para o melhoramento da prestação de serviços aos nossos associados”, disse Mateus Canjongo, que pediu aos formandos para prestarem atenção às matérias ministradas, para exercerem com zelo e profissionalismo as tarefas laborais e sobretudo na transmissão de conhecimentos adquiridos nos seus locais de trabalho.
Durante cinco dias, os participantes vão aprender matérias ligadas aos acordos colectivos de trabalho, Lei Geral do Trabalho, férias remuneradas e não remuneradas, subsídios de maternidade, aleitamento, abono de família e subsídio de funeral.
A união dos sindicatos do Bengo (USBE) tem registados 8.363 trabalhadores, sendo 751 filiados. (jornaldeangola.com)