Sexta-feira, Fevereiro 3, 2023
7.1 C
Lisboa

Seis Bancos de Angola entre os 100 maiores do continente africano

O Banco Angolano de Investimentos (BAI), Banco de Poupança e Crédito (BPC), Banco Internacional de Crédito (BIC), Banco de Fomento Angola (BFA), Banco Espírito Santo Angola (BESA) e Millennium Angola são os seis bancos angolanos que integram a lista das 100 maiores instituições bancárias africanas, constituídas por capitais próprios, divulgada pela revista African Business.

Os cinco primeiros lugares da lista são ocupados pelo Standard Bank Group, FirstRand Banking Holdings, ABSA Group, Nedbank Group e Investec Bank. A primeira entidade bancária angolana a surgir na lista é o BAI, que ocupa a 27.ª posição com capitais próprios a rondar os 708 milhões de dólares.

Segue-se, na 28.ª posição, o BPC com 705 milhões de dólares. Em 32.º lugar surge o BIC com 650 milhões e, na 38.ª posição, o BFA com 473 milhões de dólares. O BESA ocupa a 49.ª posição com 383 milhões de dólares e, em 86.º lugar, surge o Millennium Angola com capitais próprios na ordem dos 171 milhões de dólares. Dos restantes países africanos de língua oficial portuguesa, que integram a lista da African Business, existe apenas mais um banco.

Trata-se do Millennium BIM de Moçambique que ocupa o 67.º lugar e possui capitais próprios na ordem dos 244 milhões de dólares. Comparativamente aos resultados de 2011, regista-se que o BAI subiu seis posições, o BPC e o BIC subiram 10 posições na lista e o BESA ficou dois lugares acima. O BFA desceu seis posições na lista e o Millennium Angola desceu dois lugares.

(besa.ao)

 

POSTAR COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

- Publicidade -spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Uíge: UNITA e FNLA acusam Governo provincial de favorecer militantes do MPLA na distribuição de terras

UNITA e FNLA, na oposição em Angola, acusam o Governo provincial do Uíge de excluir seus militantres do processo...

Artigos Relacionados

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
  • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
  • Radio Calema
  • Radio Calema